A Polícia Federal realizou uma série de ações entre os dias 22 e 23 de fevereiro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que resultaram na prisão de passageiros por tráfico de drogas, na detenção de um homem por contrabando e na apreensão de munições escondidas em uma mala.
As operações foram conduzidas por equipes da PF, com apoio do Canil da corporação e da Receita Federal. Durante as fiscalizações, a droga do tipo cocaína foi encontrada em diversos métodos de ocultação, como fundos falsos em malas, estrutura de bagagens, roupas engomadas, palmilhas de tênis e até dentro de garrafas de vinho destinadas à exportação. Além disso, dois passageiros foram flagrados transportando cápsulas da droga dentro do aparelho digestivo. Os entorpecentes teriam como destino o Catar, a França, a Austrália e Madagascar.
Além das prisões por tráfico, um passageiro foi detido pelo crime de contrabando ao desembarcar da Inglaterra transportando canetas de medicamento para diabetes sem a documentação necessária para sua entrada no Brasil.
Outro caso chamou a atenção quando, durante uma inspeção de bagagem por raio-x, os agentes identificaram munições escondidas nas hastes dos puxadores de uma mala. O passageiro embarcaria para Pernambuco e foi encaminhado para prestar esclarecimentos.