PF realiza operações no Aeroporto de Guarulhos, que resultam em prisões por tráfico, captura de foragidos e apreensões

Ações aconteceram entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro.


A Polícia Federal prendeu sete pessoas por tráfico internacional de drogas e capturou dois foragidos da Justiça durante operações realizadas no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. As ações ocorreram entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro e também resultaram na apreensão de petrechos para arma de fogo e no desembarque compulsório de um passageiro.
 
 
No combate ao tráfico, cinco passageiros com destino à França confessaram ter engolido cápsulas de cocaína. Eles foram levados ao Hospital Geral de Guarulhos, onde permanecem sob custódia da Polícia Penal até receberem alta médica e serem apresentados à Justiça Federal.
 
Em outra ocorrência, no dia 30 de agosto, uma mulher de 62 anos, natural das Filipinas, foi flagrada com três quilos de cocaína escondidos em um aparelho no break dentro da bagagem despachada. A droga foi localizada com auxílio de cães farejadores e equipamentos de raio-X. Já em 2 de setembro, um passageiro da Letônia foi preso ao desembarcar de um voo vindo do México com oito quilos de anfetamina escondidos em embalagens de achocolatado.
 
Além das prisões por tráfico, a PF capturou dois homens procurados pela Justiça: um com mandado expedido em Mato Grosso do Sul por peculato e outro em Santa Catarina por lesão corporal. Ambos foram encaminhados às penitenciárias responsáveis.
 
As operações também registraram outras ocorrências. No dia 31 de agosto, uma passageira de nacionalidade chinesa foi detida ao tentar entrar no país com um binóculo e uma mira telescópica de visão noturna sem a devida autorização de importação. Ela foi apresentada à PF por possível crime de tráfico internacional de arma de fogo e contrabando. Já em 1º de setembro, um passageiro vindo de Londres foi desembarcado compulsoriamente após comportamento agressivo e importunação a outros viajantes em razão da mistura de álcool com medicamentos.
 
A Polícia Federal destacou que as ações fazem parte do compromisso de manter a segurança aeroportuária e reforçar o combate ao crime organizado com apoio de tecnologia de ponta e atuação integrada.