Polícia Ambiental realiza Operação Dia da Água em todo o Estado

Os policiais também estão realizando plantio de árvores em toda região do Vale do Paraíba


A PM Ambiental realiza nos dias 22 e 23 de março, a Operação Dia da Água em todo o Estado. A megaoperação tem como objetivo, vistoriar Áreas de Preservação Permanente que já foram algo de autuação da PM Ambiental e verificar a correta recuperação ou restauração ecológica da área e também o patrulhamento das áreas como prevenção à ocupação irregular e ao parcelamento ilegal em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais.

A operação, que marca o Dia Mundial da Água, 22 de março, emprega mais de 1,2 mil policiais militares e 450 viaturas, entre terrestres, náuticas e aéreas (drones), que realizarão o policiamento ostensivo com vistas aos crimes contra o meio ambiente.

Durante a operação nesta terça-feira (22), cinco armas de fogo foram apreendidas em uma propriedade durante patrulhamento no bairro Capivari, em Jambeiro.

No local, alvo de denúncia de crime contra fauna, caça ilegal com emprego de arma de fogo, também foi encontrada degradação contra flora, corte irregular de árvore.

O responsável pela propriedade foi conduzido ao distrito policial da cidade e liberado após pagar fiança de R$3 mil. Além do crime de posse irregular de arma de fogo, ele também vai responder por crime ambiental, pelo corte irregular de uma árvore.

Plantio de árvores no Vale do Paraíba

Além das atividades propostas para a Operação, os policiais ambientais também estão realizando o plantio de árvores em toda região.

Em Taubaté, as mudas cultivadas pela Secretaria do Meio Ambiental da cidade, Viveiro de Plantas do Parque Itaim, foram entregues a Polícia Ambiental e distribuída para plantio em diversas partes da cidade.