Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão de 12 pessoas por roubo de gado e máquinas agrícolas no Vale do Paraíba.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos, além de roubar os animais, mantinham abatedourosclandestinos e faziam a comercialização da carne, tudo sem os devidos cuidados sanitários, colocando em risco os consumidores.
Foram sete dias da operação 'Gado do Vale', que encerrou nesta quarta-feira (23). A suspeita é que, além do Vale do Paraíba, os criminosos atuassem em Minas Gerais. Eles utilizavam a venda dos animais para lavagem de dinheiro.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em seis cidades, entre elas, Santa Branca, Jacareí, Pindamonhangaba, Caçapava, Igaratá e Taubaté. Mais de 500 cabeças de gado foram apreendidas, além de armamento, tratores, caminhões e documentação que serviria para a falsificação de propriedade dos animais.
Segundo a polícia, os criminosos eram violentos. Eles invadiam as propriedades rurais para roubar os gados e usavam da violência contra os proprietários.
Aproximadamente 25 policiais atuaram na ação. Os criminosos tentaram fugir, mas sem sucesso.
Em Igaratá, durante a ação, a polícia apreendeu em uma propriedade que estaria entre as buscas e apreensões, cerca de 60 caixas com alimentos da prefeitura de São Paulo. De acordo com a polícia, a suspeita é de que uma carga teria sido roubada.