Na manhã desta quarta-feira (18), um homem foi flagrado pela PM Ambiental enquanto caçava no bairro Jaguarí, em São José dos Campos. Os policiais resgataram 15 aves e devolveu os animais à natureza.
Durante a fiscalização, uma armadilha para captura de pássaros, conhecida como alçapão, foi encontrada na entrada da casa do caçador. Com ela, uma ave estava sendo utilizada como "chama". Outras 14 aves recém capturadas também foram encontradas no local.
"Chama" é o nome dado para uma ave usada para chamar outras aves da mesma espécie. "Normalmente é colocada uma gaiola com uma ave e, acoplado a esta gaiola, um alçapão. O intuito é capturar outra ave da mesma espécie", explica o 1º Sargento PM Moller, responsável pela ação.
A ocorrência foi apresentada no distrito policial da cidade e o homem vai responder em liberdade pelos crimes de maus-tratos, caça e aves mantidas em cativeiro de forma ilegal. Pela PM Ambiental ele foi multado em R$ 41 mil. As aves da espécie canário-da-terra, por serem recém-capturadas, foram devolvidas à natureza em uma área de preservação.