Polícia Rodoviária Federal apreende meia tonelada de palmito juçara extraído ilegalmente

O total extraído soma mais de 800 pés de palmito


Na madrugada desta terça-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 800 pés de palmito juçara, durante fiscalização no km 18 da BR 116, na cidade de Lavrinhas, interior de São Paulo.

Os policiais realizaram a abordagem a um veículo, com placa de São José dos Campos, conduzido por um homem de 31 anos, e tendo como passageiro um outro homem de 23 anos. Durante a fiscalização, os policiais encontraram cerca de 800 pés de palmito juçara dentro do automóvel, pesando aproximadamente 500 kg. O condutor declarou que pegou a carga de palmito em Campos do Jordão e que a transportaria para a cidade de Rezende/RJ, onde receberia R$ 2.500,00 pelo transporte.

Ele já é reincidente no crime previsto no Artigo 46 da Lei dos Crimes Ambientais. Os dois homens foram encaminhados para delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro, onde a carga ficou apreendido. Os indivíduos foram ouvidos e liberados.

Palmeira Juçara

O palmito juçara é extraído da palmeira de mesmo nome. Essa palmeira é de extrema importância para a conservação da Mata Atlântica e sua preservação assegura o seu papel ecológico na preservação da biodiversidade da floresta. A extração ilegal colocou a palmeira juçara na lista de espécies ameaçadas de extinção. Em função disso sua extração é ilegal.