Polícia Rodoviária Federal detém estelionatário na Via Dutra

A modalidade de crime tem como especialidade o "golpe da maquininha" e idosos são as principais vítimas


Na noite desta segunda-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem que confessou fazer parte de uma quadrilha de estelionatários.

Em uma abordagem realizada no ônibus (itinerário São Paulo/SP x Rio de Janeiro/RJ) na Via Dutra (BR-116), cidade de Lavrinhas, os policiais identificaram um homem que transportava maquininhas de cartão em sua bagagem de mão. Ao ser questionado, o infrator confessou fazer parte de uma organização criminosa que aplica golpes financeiros, principalmente em idosos.

As máquinas, o golpista e as outras provas do crime foram encaminhadas à Polícia Civil para registro de ocorrência e investigação.

O detido em seu depoimento, afirmou que esse golpe é um dos modos de operação mais efetivos da organização e é dividido em etapas.

Uma "equipe" especializada realiza ligações telefônicas, principalmente para idosos, utilizando diversas histórias (como problemas no cartão da vítima, recadastramento de senha). Após conseguir ganhar a confiança da vítima, encaminham um golpista até a casa da vítima. De posse de diversas maquininhas de cartão, eles fazem operações financeiras, consumindo o saldo ou crédito disponível em conta.