Por telefone, Bombeiros orientam mãe no salvamento de criança afogada

De plantão, o sargento Nelson Matheus Gomes Júnior, Chefe da Central de Operações (COBOM) ficou na linha, orientando a mãe sobre os procedimentos necessários


A ação providencial do Corpo de Bombeiros, por telefone, possibilitou a uma mãe salvar a vida do filho de um ano e meio. O fato ocorreu no final da tarde deste sábado (29) em Jacareí. De acordo com os Bombeiros, a mulher acionou o telefone de emergência 193, onde relatou desesperada que o menino havia caído na piscina da residência, no bairro Vila Machado.

De plantão, o sargento Nelson Matheus Gomes Júnior, Chefe da Central de Operações (COBOM)  ficou na linha, orientando a mãe sobre os procedimentos necessários naquele momento de tensão, enquanto uma equipe se deslocou até a residência da família. Ele próprio relata todo o procedimento:

“Em contato com a Sra Claudia, chorando e muito agitada, ela me informou que seu filho Joaquim, de 1 ano e meio, havia caído na piscina da residência e após retirá-lo, ele encontrava-se sem sinais vitais.  Após a constatação da fato, com viaturas a caminho, orientei a solicitante a realizar manobras de reanimação e desobstrução de vias aéreas. Após alguns minutos de auxílio, obtivemos êxito nas manobras e ouvi o choro da criança.” disse o sargento Matheus.

A orientação à mãe por telefone durou cerca de 18 minutos, até a chegada das viaturas na residência. No local, a criança já apresentava sinais vitais estáveis e então, foi socorrida e encaminhada ao UPA infantil de Jacareí onde ficou sob cuidados médicos.