Uma operação de fiscalização com vistas a inibir abusos de consumo de bebida alcoólica está programada para, a partir desta quinta-feira (14) até o sábado (16) em São Jose dos Campos.
A força-tarefa reúne equipes em uma grande Blitz - Lei Seca da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Posturas e GCM (Guarda Civil Municipal de São José dos Campos), com apoio da CCR NovaDutra.
A ação será realizada sempre em dois horários - entre 16h e 21h e das 2h às 8h - em todas as saídas durante a InterUnesp, festa universitária que irá acontecer no bairro Jardim Limoeiro, em São José dos Campos.
O objetivo da ação é inibir a ingestão de bebida alcóolica por motoristas que estiverem no evento, reduzindo assim o número de ocorrências na rodovia e também em vias do munícipio. A operação contará com cerca de 100 profissionais.
Estrutura da operação - A ação terá o envolvimento de agentes de trânsito, agentes educadores, agentes de atendimento e autoridades policiais e do Detran/SP, em equipes distribuídas nas portarias de saída do evento, com a utilização de 16 bafômetros do tipo passivo, adquirido pela PRF para detectar se o motorista ou motociclista ingeriu ou não bebida alcoólica.
Bafômetro passivo - Com apenas um sopro rápido, o bafômetro passivo aponta se há ou não a presença de álcool no organismo, diferente do convencional que leva até dois minutos para obter o resultado. O equipamento é um pequeno bastão capaz de detectar no ar a presença de álcool, não exigindo que o condutor precise assoprar o bocal.
Durante a blitz, inicialmente os condutores farão o teste no bafômetro passivo. Em caso positivo, o motorista será conduzido para realizar um novo teste com o bafômetro convencional, que aponta o índice de alcoolemia, para confirmar a autuação.