Prefeitura de Pindamonhangaba investiga conduta de guarda municipal que agrediu homem algemado

Um vídeo gravado na área central registrou, no último dia 11, o momento da agressão


Um vídeo mostrando um guarda municipal de Pindamonhangaba agredindo um homem algemado viralizou nas redes sociais e o caso vem agora sendo apurado pelo poder público. A ocorrência foi no dia 11, quando dois agentes conseguem abordar um suspeito na Praça do Cruzeiro.

A versão da prefeitura é que o homem teria tentado fugir com uma lavadora de alta pressão. Ao ser detido pelos guardas, o suspeito teria confessado que pegou o produto em uma boca de fumo. Uma câmera de segurança mostra quando um dos guardas agride o rapaz já algemado com um tapa no rosto.

As imagens foram parar nas redes sociais e repercutiram instantaneamente, como já era esperado. A ocorrência mobilizou a opinião pública que agora discute o fato de um agente municipal  de segurança ter ou não os requisitos necessários para exercer poder de polícia. Também há menções de apoio aos agentes.

 A Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba foi criada há cerca de um ano.

O outro lado - Nota Oficial da Prefeitura

A respeito das imagens que se referem a uma ocorrência do dia 11 de novembro de 2019, por volta das 11h20, em que os integrantes da GCM - Guarda Civil Metropolitana - avistaram um homem com uma lavadora de alta pressão da marca Wap, o qual, após ter tentado se evadir, foi abordado na Praça do Cruzeiro, Centro, e sendo indagado sobre a procedência do referido equipamento, informou que o havia recebido em um ponto de venda de drogas, ocasião em que foi conduzido ao 1º Distrito Policial para os registros necessários.

Com relação à conduta dos integrantes da GCM na resolução dessa ocorrência, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que as imagens foram gravadas e serão adotadas as providências de apuração dos fatos em processo administrativo adequado, conforme a Lei Municipal nº 5.751/15.

A Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba é composta por 117 integrantes, honrados e dedicados, e busca incessantemente a melhoria na prestação do serviço público, estando sua atuação fundada na proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; na preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; no patrulhamento preventivo; no compromisso com a evolução social da comunidade; e no uso progressivo da força, para exercer a função protetiva municipal, nos moldes da Lei Municipal n° 6.184/18 e demais normas em vigor.

Prefeitura de Pindamonhangaba

Veja o vídeo: