Saruês buscam alimento e abrigo em áreas urbanas

Típico do cerrado e presente na caatinga, pantanal e em áreas de campo, principalmente nas regiões sudeste, centro-oeste, nordeste e sul do Brasil, conhecido como saruê ou gambá.


Com a chegada da primavera e o calor, época propícia para a sua reprodução, os saruês acabam se adaptando às facilidades das cidades com ofertas de alimentos e falta de predadores.

Assim como outros animais silvestres, o gambá também está protegido pela lei de crimes ambientais que proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar de qualquer outra forma sem a autorização do órgão ambiental.

Eles estão à procura de alimento e abrigo, resultado das ações causadas pelo homem contra o meio ambiental.

Quando encontrar um gambá, o melhor a fazer é deixá-lo ir. Mexer com o animal ou no seu ninho, é crime! Não há relatos de ataques do saruês, apenas demonstra comportamento agressivo quando se sente ameaçado.

Apenas em casos extremamente necessários deve ser realizada a captura, quando existem riscos para o animal ou às pessoas. Os gambás estão sempre procurando abrigos e alimentos, na maioria das vezes encontram com facilidade caixas deixadas em quintais ou restos de alimentação em lixos comuns.

Facilitar pode ser preocupante, justamente por conta da sua capacidade de reprodução e de transmissão de zoonoses. Não deixar locais que possam servir de moradia ou restos de lixos orgânicos que sirvam de alimentação. 

Segundo informações da Policia Ambiental, esse tipo de ocorrência tem sido frequente e, na maioria das vezes, a captura é desnecessária.