Deputada Isa Penna repudia postura de prefeita de Caçapava por recepcionar Cury: "É um desserviço"

Em entrevista exclusiva ao AgoraVale, Isa Penna (Psol) falou sobre o caso de importunação sexual, sofrida por ela, pelo deputado afastado, Fernando Cury (Cidadania); Pétala Lacerda (Cidadania) recebeu o deputado nesta quinta-feira (22).


Deputada Isa Penna (Psol) repudia postura de prefeita de Caçapava sobre recepção ao deputado Fernando Cury (Cidadania).Deputada Isa Penna (Psol) repudia postura de prefeita de Caçapava sobre recepção ao deputado Fernando Cury (Cidadania). (Foto : Divulgação)

Após a publicação do AgoraVale sobre a passagem por Caçapava do deputado estadual afastado, Fernando Cury (Cidadania), recepcionado pela prefeita Pétala Lacerda (Cidadania), nesta quinta-feira (22), a deputada estadual, Isa Penna (Psol), falou a respeito do assunto. 

Por mensagem de áudio a deputada disse que a postura da prefeita é um desserviço. 

"A postura da prefeita Pétala Lacerda é um desserviço para todas as mulheres e também para os homens, que cada vez mais precisam refletir de como se relacionam com as mulheres e com a liberdade das mulheres. Infelizmente não são todas as mulheres aliadas do feminismo mas todas elas, sem exceção, são vítimas do machismo", disse Penna. 

Em relação ao deputado afastado, Fernando Cury, Isa Penna classifica o comportamento dele como um desrespeito a todas as mulheres. 

"O deputado Fernando Cury  desde o começo da sua suspensão do seu mandato definida pela Assembleia Legislativa no dia 31 de março de 2021[...] atenta não apenas contra mim, mas debocha do próprio plenário da Assembleia Legislativa da qual ele se diz servidor. Então, é um desrespeito a todas as mulheres. Recebo mensagens de muitas mulheres do interior em quase todas as agendas que ele vai e eu quero agradecer, principalmente às mulheres do interior, que me dão toda essa força, de coração", disse a deputada. 

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria direta da prefeita Pétala Lacerda disse, por mensagem, que a prefeita não tem nada a declarar sobre o assunto. (*Texto atualizado às 10h57 - 23/07).

Pétala Lacerda e Fernando Cury. Pétala Lacerda e Fernando Cury. (Foto : Divulgação)

Entenda o caso 

O deputado estadual afastado por importunação sexual, denunciado pelo Ministério Público, Fernando Cury (Cidadania), esteve na manhã desta quinta-feira (22) em Caçapava para um encontro com a prefeita Pétala Lacerda (Cidadania).


De acordo com informações obtidas pelo AgoraVale, o parlamentar esteve no gabinete da prefeita.

Segundo o radialista César Nascimento, da Rádio Capital, durante o programa que apresenta diariamente, disse que os dois foram vistos cumprimentando a população no Mercado Municipal.

Procurada pelo AgoraVale, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Caçapava confirmou a presença de Fernando Cury, mas não soube informar o motivo da visita, apenas que ele passou "rapidinho" pela cidade.


Importunação sexual

O deputado estadual afastado, Fernando Cury (Cidadania), foi denunciado pelo Ministério Público por importunação sexual, após passar a mão no peito da deputada Isa Penna (Psol). O caso ocorreu em dezembro do ano passado durante a votação do orçamento do estado para 2021. Em abril, a Assembleia Legislativa suspendeu o mandato do parlamentar por seis meses. O suplente, Padre Afonso Lobato (PV), assumiu o lugar e manteve parte dos assessores de Cury.

O deputado afastado foi acusado depois do episódio, em março deste ano, pelo procurador-geral de Justiça, Mario Luiz Saburro. No texto da denúncia, Saburro ressaltou a intenção do parlamentar. "O deputado agiu com clara intenção de satisfazer sua lascívia, praticando atos que transcenderam o mero carinho ou gentileza, até porque não tinha nenhuma amizade, proximidade ou intimidade com a vítima, violando assim, também o seu dever funcional de exercer o seu mandato com dignidade", escreveu.

Segundo a lei, se caracteriza crime de importunação sexual praticar contra alguém, e sem sua anuência, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros. Se condenado, o parlamentar perderá seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, ficando, após condenação por órgão colegiado, inelegível. O crime de importunação sexual tem pena de 1 a 5 anos de reclusão.

 

Veja o vídeo do momento que o deputado Fernando Cury (Cidadania) passa a mão no peito da colega Isa Penna (Psol):