Ex-prefeito de Caçapava rebate questionamento de parlamentar: "Quer aparecer a qualquer custo"

Yan Lopes (PSC) fez um questionamento nas redes sociais sobre gastos em 2020 com bolos, utilizando verba destinada ao enfrentamento da Covid-19.


Vereador Yan Lopes (PSC) questiona gastos com bolos e publicidade nas redes sociais. Vereador Yan Lopes (PSC) questiona gastos com bolos e publicidade nas redes sociais. (Foto : Divulgação )

A arte que está entre as ilustrações deste texto deu o que falar na noite desta segunda-feira (08), após o vereador de Caçapava,  Yan Lopes (PSC), publicar em suas redes sociais um questionamento a respeito de gastos com bolos comprados com verba destinada à Covid-19 em 2020 pela Prefeitura de Caçapava. 

De acordo com a publicação, o vereador questiona a compra de bolos. "Amanhã (09) apresentaremos um requerimento pedindo mais informações a respeito da compra de 423 mil bolos, usando a verba destinada para o combate à covid 19", disse Yan nas redes sociais. 

O questionamento que o vereador faz se refere aos bolos comprados em período de pandemia, após Caçapava decretar estado de calamidade pública, o que permite verba destinada ao enfrentamento da Covid-19 ser aplicada em outros setores. No Caso, os bolos foram destinados para a Educação, atendendo milhares  de alunos da rede municipal em 2020. 

No Portal da Transparência, como está ilustrado nesta matéria, os detalhamentos dos gastos estão visíveis ao público, o que mostra para onde foram destinados os bolos que foram comprados. Já o vereador, não mencionou isso em sua publicação. 

Procurado, o vereador disse que a ideia da arte é saber o destino dos bolos. "A ideia não é acusar, é perguntar quem comeu os bolos", disse. Hoje pela manhã Yan Lopes fez outra publicação nos stories dizendo que o post sobre o requerimento não é perseguição. "Isso não é denúncia, não é acusação. Não estou falando que houve qualquer ato de improbidade. É um pedido de informação para que a gente possa entender por que foi gasto e qual a finalidade dos ítens comprados", explicou. 

Ex-prefeito se pronuncia 

O ex-prefeito de Caçapava, Fernando Diniz, disse através de suas redes sociais que o vereador teria pretensões políticas e que por isso quer aparecer a qualquer custo. "Ontem me informaram que o vereador mirim blogueiro postou em sua página que Caçapava tinha gasto 300 mil reais em bolo com verba destinada ao Covid. Procurei a secretaria de Finanças para saber do que se tratava esse absurdo e fui informado que se tratava de 'verba' federal, destinada às crianças necessitadas. Mais de 5 mil alunos recebiam de 3 a 4 bolinhos por semana para sua alimentação. Vejo que o jovem vereador tem pretensões políticas e quer aparecer a qualquer custo, talvez não conheça o país pobre em que vivemos, mas isso se aprende na vida e não no Instagram", disse Diniz. 

Sessão 

Na tarde desta terça-feira (9), o vereador Yan Lopes (PSC) além do questionamento sobre o destino dos bolos, que se encontra no Portal da Transparência, questionou também verbas destinadas a publicidade e afirmou que não houve veiculação em todos os veículos. "A gente viu anúncio em televisão? A gente viu publicação em jornal? A gente viu rádio falando 'Coloca máscara, usa álcool em gel? A gente não viu!", afirmou o parlamentar durante sessão na Câmara de Caçapava. 

Sobre gastos com publicidade 

Para falar a respeito dos questionamentos do vereador Yan Lopes (PSD), o ex-chefe de Gabinete, Vicente de Siqueira Filho, afirma que foram feitas diversas publicações em periódicos durante o período de pandemia. "Desde o início da pandemia foram realizadas ações de comunicação junto à população sempre com o intuito de orientar e chamar a atenção para o momento crítico que estamos vivendo. Assim foram utilizados anúncios em jornais, rádio e televisão durante todo o ano", disse. 

Ex-secretária de Finanças se pronuncia 

Procurada pela reportagem, a ex-secretária de Finanças, Lair Leme, disse que a aplicação do recurso foi federal vinculado da Educação. "Foi um recurso federal vinculado da Educação para atender o kit merenda escolar, destinado aos alunos em atividade escolar em casa. Consta no Portal da Transparência documentação própria anexo que identifica a origem do recurso e destinação", explicou. 

Prefeitura não quis se posicionar

A atual gestão da Prefeitura de Caçapava preferiu não se posicionar até o momento. "A Prefeitura vai aguardar o requerimento do vereador para se manifestar", disse a assessoria de imprensa. 

Descrição detalhada no Portal da Transparência sobre o destino dos bolos. Descrição detalhada no Portal da Transparência sobre o destino dos bolos. (Foto : Divulgação )

Publicidade veiculada no Jornal de Caçapava sobre Covid-19 em 2020. Publicidade veiculada no Jornal de Caçapava sobre Covid-19 em 2020. (Foto : Divulgação )

Publicidade veiculada na revista Via Vale sobre Covid-19 em 2020. Publicidade veiculada na revista Via Vale sobre Covid-19 em 2020. (Foto : Divulgação )

Imagens de anúncio sobre Covid-19 veiculado na Record TV Vale Imagens de anúncio sobre Covid-19 veiculado na Record TV Vale (Foto : Divulgação )

Publicidade veiculada no Jornal de Caçapava sobre Covid-19 em 2020. Publicidade veiculada no Jornal de Caçapava sobre Covid-19 em 2020. (Foto : Divulgação )

Publicação nas redes sociais  do ex-prefeito de Caçapava, Fernando DinizPublicação nas redes sociais do ex-prefeito de Caçapava, Fernando Diniz (Foto : Divulgação )

Reações de usuários nas redes sociais.Reações de usuários nas redes sociais. (Foto : Divulgação )

Reações de usuários nas rede sociais.Reações de usuários nas rede sociais. (Foto : Divulgação )

Reações de usuários nas redes sociais.Reações de usuários nas redes sociais. (Foto : Divulgação )

Arte publicada nas redes sociais do vereador e compartilhada por internautas. Arte publicada nas redes sociais do vereador e compartilhada por internautas. (Foto : Divulgação )