Lula vence eleições presidenciais em 2022

No estado de São Paulo, Tarcísio vence para governador


Apesar de toda tensão ocorrida ao longo do dia de votação, as seções eleitorais do país inteiro fecharam as portas às 17h, como já previa o calendário eleitoral. E por volta das 19h50, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais do Brasil, em segundo turno, neste domingo (30).

 

Na apuração prévia, com 98,81% dos votos totais apurados, Lula venceu com 50,83% a 49,17% de Jair Messias Bolsonaro

No estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas venceu para governador com 55,30% dos votos também na prévia, aos 98,63% dos votos apurados. O candidato Fernando Haddad perdeu com 44,70%.

Confira os dados oficiais do TSE em tempo real clicando AQUI.

 

Tribunal Superior Eleitoral

O TSE divulgou em boletim oficial que 3.871 urnas tiveram problemas técnicos. Todas foram substituídas por urnas reservas, como prevê as normas estabelecidas para as votações.

Sobre a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que gerou críticas durante a manhã e início da tarde, o ministro Alexandre de Moraes declarou que "as operações realizadas foram, segundo o diretor da PRF - que veio até o Tribunal explicar essa questão -, realizadas com base no Código Brasileiro de Trânsito". "E não impediram, em nenhum caso, os eleitores de chegarem às seções eleitorais. De qualquer forma, será apurado caso a caso o que ocorreu", afirmou o ministro.

Na mesma declaração, Moraes também afirmou que apesar das portas das seções serem fechadas às 17h, todos os eleitores que já estivessem nas filas não seriam impedidos de votar. "O encerramento oficial acontece às 17h, mas todos aqueles que ainda estiverem na fila após o horário [serão colocados] para dentro [da seção], ou seja, os que ainda estão na fila, votarão", concluiu.