Os metalúrgicos irão eleger, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a diretoria que ficará à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região até 2024. Pela primeira vez em pelo menos quatro décadas, a eleição terá chapa única, vinculada à atual diretoria (CSP-Conlutas).
O Sindicato é o maior do Vale do Paraíba, representando cerca de 30 mil trabalhadores de 1.114 empresas de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá. Entre as fábricas localizadas nesta base sindical estão Embraer, General Motors, Ericsson, Caoa Chery e Avibras.
Como um dos mais combativos do país, o Sindicato dos Metalúrgicos faz oposição contundente ao governo Bolsonaro e à sua política de flexibilização de direitos trabalhistas, ameaça a liberdades democráticas e absoluto despreparo e irresponsabilidade na forma como é tratada a pandemia do coronavírus no país.
A votação será feita em 39 urnas fixas e 14 itinerantes, distribuídas em fábricas e nas dependências do próprio Sindicato. Têm direito a votar somente os metalúrgicos sindicalizados (da ativa e aposentados). A votação na sede e subsedes será das 8h às 19h.
A apuração dos votos será realizada na sede do Sindicato (Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos).