Moro fora! Ministro confirma sua saída e diz não aceitar "interferência política na PF"

Ex-juiz da Lava Jato se pronunciou durante coletiva de imprensa e anunciou sua exoneração


Em uma coletiva de imprensa realizada no fim da manhã desta sexta-feira (24) no auditório da pasta da Justiça,  o ministro Sérgio Moro anunciou sua saída do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A intenção já era de conhecimento da imprensa desde as primeiras horas do dia. 

Entre os vários motivos alegados, o que desencadeou essa decisão do ex-juiz foi o fato de o presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerar Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal sem relatar um motivo pra isso. O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24), assinado pelo presidente da República.

Valeixo era pessoa de confiança de Moro e foi indicado por ele para a direção-geral da Polícia Federal. O ministro confirmou que o presidente deixava claro que queria um novo diretor-geral da PF que fosse mais próximo da família Bolsonaro. As divergências entre ambos começaram aí, visto que o ministro defendia critérios técnicos para a função e não políticos.

Em seu pronunciamento Moro disse ainda que o presidente insistia na troca do superintendente da Polícia Federal. "O presidente tem a preferência de alguns nomes, que seria da indicação dele."O grande problema, não é tanto essa questão de quem colocar!" A troca de Valeixo, pra ele, se reflete uma "violação da promessa de carta branca" que foi prometida no início do mandato. Além disso, Moro diz que "estaria clara uma interferência política na PF".

Na visão do ministro que deixa o cargo nesta sexta-feira, "mais de uma vez, [o presidente] queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, pudesse colher informações!" Moro enfatizou que isso não é papel dele, ou seja, de ficar a par insistentemente de operações que exigem sigilo nas investigações.

Fontes ligadas ao ministério a informaram que, de fato, Sergio Moro chegou a ameaçar sua saída do governo na tarde de ontem (23).