Após encerrar as etapas de debates sobre a revisão do Plano Diretor, a Prefeitura de Guaratinguetá entregou nesta segunda-feira (26) a proposta para apreciação da Câmara Municipal. De acordo com a Secretaria de Governo da Prefeitura, o novo projeto de desenvolvimento é focado no desenvolvimento sustentável.
O Plano Diretor é o instrumento pelo qual o município planeja ações de desenvolvimento de acordo com a vocação de cada região, após uma completa leitura urbana que contempla todos os setores como saúde, educação, malha viária, desenvolvimento econômico e outros.
O documento deve ser revisto a cada 10 anos e prevê o planejamento de Guaratinguetá para a próxima década. De acordo com a secretaria, a equipe técnica da Prefeitura se empenhou na produção do documento, visando desenvolvimento social, ecológico e econômico da cidade. Agora, o Plano passará pela aprovação da Câmara.
A atenção para o planejamento social em educação, saúde e assistência, que não estavam inclusos no Plano anterior, é uma das novidades. Além disso, o documento prevê Planos de Bairro, que partirão das associações de bairro para ações efetivas e localizadas.
Durantes as plenárias foram debatidos os seguintes temas:
* Cultura: Patrimônio Histórico, Descentralização, Economia Criativa, Fomento. * Desenvolvimento Econômico: Turismo, Indústria, Comércio, Serviços, Empreendedorismo, Agronegócio, Cooperativismo, Setor Imobiliário, Instrumentos Tributários e de Indução ao Desenvolvimento. * Educação: Expansão da Rede Municipal, Ensino à Distância, Ensino Técnico, Creches, Ensino de Jovens e Adultos. * Habitação: Moradia, Regularização Fundiária, Habitação de Interesse Social, Ordenamento Territorial, Capítulo da lei e uso do solo. * Meio Ambiente: APP da Serra da Mantiqueira, Remanescentes da Mata Atlântica, Unidades de Conservação, APA do Paraíba do Sul e Mantiqueira, Estudo Impacto Vizinhança. * Ordenamento Territorial: Mobilidade, Uso e Ocupação do Território, Macrozoneamento, Zoneamento, Zonas Especiais, Parcelamento do Solo. * Qualidade de Vida: Segurança, Esporte, Lazer, Desenvolvimento/Assistência Social. Saneamento Ambiental Integrado: Água, Esgoto, Drenagem, Resíduos Sólidos, Reuso das Águas, Plano de Macrodrenagem. * Saúde: Atenção Básica, Alta e Média Complexidade, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Gestão SUS/Investimento