A edição 2025 da APAS Experience do Vale do Paraíba superou todas as expectativas e arrecadou 4,69 toneladas de alimentos, destinados a entidades assistenciais da região. O resultado, obtido na última quarta-feira (24), representa um salto expressivo em relação ao ano anterior, quando foram doados apenas 131,64 quilos - crescimento de 35 vezes.
As doações foram entregues ao Sesc Mesa Brasil, projeto que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, garantindo a destinação para instituições sociais da região.
União do setor supermercadista
Segundo a APAS - Associação Paulista de Supermercados, cerca de 1,45 tonelada foi arrecadada entre expositores da feira e outras 3,2 toneladas resultaram de doações espontâneas de associados, como Achei Atacarejo, Mercadinho Piratininga, Shibata Supermercados, Super Carlão, Supermercado Hasegawa e Supermercado Thomazini.
"Esse resultado mostra a força e a união do nosso setor supermercadista para atuar em boas práticas de responsabilidade social, ajudando especialmente aqueles que mais precisam. Fico muito feliz e espero que nos próximos Experiences possamos fazer ainda melhor", destacou Carlos Henrique Souza de Azevedo, vice-diretor de Responsabilidade Social da APAS Regional Vale do Paraíba.
Na edição anterior, as doações beneficiaram três instituições sociais de Caçapava e São José dos Campos: Comunidade Boas Novas, Lar de Idosos e Lar Vicentino.
Impacto econômico da APAS no Vale
Além do viés social, o evento também reforçou a relevância econômica do setor supermercadista. Atualmente, a Regional conta com 1.458 pontos de venda, que desempenham papel estratégico no abastecimento da população e na dinamização da economia.
Em 2024, o setor empregava 40.923 colaboradores e registrou faturamento de R$ 23,9 bilhões. Para 2025, a expectativa é de crescimento superior a 5%.
"O setor supermercadista contribui com a economia regional e a geração de empregos. Somos um importante vetor de desenvolvimento para todo o Vale do Paraíba", afirmou Lívia Souza de Azevedo, diretora regional da APAS.