Cerca de 50 milhões de pessoas que estão inscritas no programa Auxílio Emergencial passarão a receber a segunda parcela do benefício de R$ 600 a partir de hoje (18). O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o calendário está dividido conforme as datas habituais de pagamento para quem integra o Programa Bolsa Família e de acordo com o mês de nascimento para as demais pessoas que têm direito a receber o benefício.
Bolsa Família - Os beneficiários do Programa Bolsa Família serão os primeiros a receber, pela ordem do Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Amanhã será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue sendo feito nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês.
Pelo cartão do Bolsa Família, são 1,9 milhão de pessoas que vão receber o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício, segundo o Ministério da Cidadania.
Contas digitais - A partir da próxima quarta-feira (20), começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. No dia seguinte, o pagamento será para quem nasceu em março e abril, e assim por diante, saltando o domingo (24).
Saques - O calendário para saques da segunda parcela é diferente do calendário do crédito nas contas digitais e tem início em 30 de maio (um sábado), para os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro, seguindo nessa ordem até 13 de junho para os nascidos em dezembro. Ressaltando que no dia 7 de junho (domingo) não há saques.
Veja o calendário para depósito em poupança social: