A CCR RioSP finalizou na noite deste sábado o desmonte do antigo viaduto de Bonsucesso, localizado no km 210 da Via Dutra, em Guarulhos. Para garantir a segurança durante o trabalho, uma operação complexa foi montada, envolvendo 150 colaboradores e terceiros, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. As atividades tiveram início às 22h do dia 14 de julho, quando o tráfego da pista expressa foi desviado para as pistas marginais em ambos os sentidos.
A região da obra foi devidamente sinalizada com cones, faixas informativas sobre os desvios para as pistas marginais e a presença de homens bandeira. Além disso, foram utilizados painéis de mensagens e boletins veiculados na programação da CCRFM. Também foi realizada a operação visibilidade, com viaturas da concessionária posicionadas estrategicamente para orientar os motoristas e agir prontamente em caso de ocorrências na rodovia.
Para o desmonte do antigo viaduto, foram utilizadas escavadeiras de 30 toneladas equipadas com rompedores e mandíbulas hidráulicas de alta capacidade. O trabalho começou com a demolição da estrutura de concreto que compunha a parte superior do viaduto. Em seguida, as vigas e pilares que sustentavam a estrutura foram removidos. Por fim, as mandíbulas hidráulicas fizeram cortes e retiraram todo o aço. Para proteger o pavimento da rodovia, foi colocada uma camada de material granular.
Além do desmonte do viaduto, a CCR RioSP está investindo R$ 1,4 bilhão nas obras de ampliação da capacidade de tráfego na região metropolitana de São Paulo, gerando mais de 4 mil empregos diretos e indiretos. Para a região de Bonsucesso, está prevista a construção de novas pistas marginais, bem como a ampliação das pistas expressas. Serão sete quilômetros de novas marginais entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, e o trevo de Bonsucesso, no km 210, após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra.
No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos mais três quilômetros de novas pistas marginais. Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, será construído um novo trevo chamado Jacu Pêssego, que contribuirá para melhorar a fluidez do tráfego na região, oferecendo uma nova opção de retorno aos motoristas. Outros investimentos incluem a construção de novos viadutos ligando a Via Dutra às rodovias Fernão Dias e Hélio Smidt, um novo acesso à capital paulista pela ponte do Tatuapé, iluminação completa na Via Dutra e conectividade para os clientes acionarem os serviços da concessionária.