Cemitério Municipal de Pindamonhangaba é alvo constante de furtos; Ação gera indignação de moradores

Procurados pelo AgoraVale, munícipes que tiveram as placas dos túmulos furtadas, se mostram chocados e tristes com a situação.


O Cemitério Municipal de Pindamonhangaba enfrenta um problema recorrente relacionado a furtos de placas em túmulos familiares. Essa situação tem gerado indignação entre os parentes que visitam o local para prestar homenagens aos entes queridos.

Em uma rede social, Kaori Suzuki, publicou sobre a situação que aconteceu com o túmulo de sua família.

"Venho postar, com muita indignação, os roubos das placas dos túmulos dos nossos entes queridos! Vários túmulos ficaram sem placas, inclusive, o da minha família! Os funcionários do Cemitério acharam várias placas dentro de um saco... fui precipitada e pedi para que já colocassem os meus, mas nem se passaram dois dias e já roubaram novamente... Segundo os funcionários, durante o horário do almoço, das 11h às 13h, o cemitério fica aberto, mas sem nenhum tipo de segurança. Está perigoso irmos visitar os túmulos no horário do almoço e sermos assaltados!", disse.

Procurada pelo AgoraVale, Kaori disse que já fez um boletim de ocôrrencia online, mas não obteve resposta. Para nosso portal, ela enviou fotos de suas placas roubadas, que desta vez, não foram encontradas.

Kieko Kurotaki, também é uma moradora que teve placas da família roubadas. Para o AgoraVale, ela disse que ficou chocada quando foi visitar o túmulo da família.

"Isso foi há alguns meses atrás, fui visitar o túmulo da família e fiquei chocado com o que fizeram. Do lado fica o paredão com arame cortante, só que tem marcas que passaram por lá por estar abaixado e não esticado. Reclamei no escritório, mas até hj nada foi feito.", disse.

Kieko também enviou fotos do antes e depois do túmulo familiar.

"Só não levaram tudo porque estava difícil de remover. São vários túmulos que estão com marcas que foram roubados.", disse.

Esse assunto foi levado à sessão de Câmara de ontem (11), pelo vereador Felipe Guimarães (PODE).

"Em março desse ano, fizemos um requerimento referente à segurança do Cemitério. Nós solicitamos mais câmeras de segurança. Tivemos o retorno desse requerimento e está sim sendo feito um plano de expansão. Nós precisamos de algo imediato, que seja paliativo, mas uma ação precisa ser tomada o quanto antes.", disse

O vereador também fez um apelo à secretaria de tecnologia e a secretaria de segurança pública.

"Eu quero hoje, de forma verbal, fazer um requerimento para a secretaria de tecnologia, para a instalação de novas câmeras para o cemitério e também de forma verbal, um requerimento para a secretaria de segurança pública, para que reforcem as rondas com a guarda presencial. É triste e lamentável. Uma família veio nos procurar para falar a respeito desses furtos. As pessoas já passam por um momento doloroso e vão visitar o túmulo do seu ente querido e tá lá, uma situação constrangedora. Então, pedimos com urgência. Entendemos a questão democrática, sabemos que é demorado, tem que ter licitação, mas que seja então, algo paliativo para ajudar essas pessoas", disse Felipe, durante a sessão de Câmara.

O AgoraVale procurou a administração do Cemitério Municipal para falar sobre o caso.

"A gente orienta que as pessoas não utilizem materiais que têm custos. O cemitério tem uma área monitorada no escritório e no corredor, nas outras partes não. Já fizemos o memorando pedindo segurança da Guarda Municipal, principalmente no horário do almoço e finais de semana, mas infelizmente, a guarda faz rondas mas não mantém. A ronda dura poucas dias. Estamos aguardando uma resposta do secretário de segurança publica para ver o que pode ser feito.", disse.

Eles também informaram que existem placas que foram recuperadas pelos funcionários.

"Não sabemos informar um número específico de placas que foram roubadas. Temos uma caixa com aproximadamente 40 placas que foram encontradas por funcionários, provavelmente, na hora do roubo, os suspeitos se assustaram por algum motivo e as deixaram para traz."

 

A Prefeitura de Pindamonhangaba foi procurada e em nota exclusiva para o AgoraVale, disse que a guarda será intensificada na próxima semana: 

 

"A respeito de questionamentos sobre o Cemitério Municipal, informamos que não há relatos de assaltos ou furtos a pessoas no local. Reiteramos ainda que o cemitério possui câmeras de segurança em pontos estratégicos e a Prefeitura estuda a possibilidade de instalar mais câmeras de monitoramento. Além disso, existe ronda constante por parte da GCM (Guarda Civil Metropolitana), e que devem ser intensificadas a partir da próxima semana."