Como funciona o mercado de carros por assinatura?

Serviço tem ganhado espaço no Brasil oferecendo praticidade para o consumidor


Os clubes de assinatura têm ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros, oferecendo diferentes produtos e serviços nos mais variados setores. Por meio do pagamento de um valor, que pode ser mensal ou anual, por exemplo, é possível ter acesso a vinhos, livros, bijuterias, produtos de maquiagem, menu de refeições para a semana e até mesmo carros.

Com o carro deixando de ser considerado um item essencial, especialmente entre as gerações mais jovens, surge um espaço propício para um serviço já bem conhecido fora do Brasil: os carros por assinatura. Segundo uma pesquisa da Globo Insights, divulgada em novembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), apenas quatro em cada dez entrevistados sem carro pretendem comprar um automóvel. A tendência caminha com a busca por alternativas na hora de se locomover pelas cidades.

Alugar um carro é uma ótima maneira de adaptar o veículo às necessidades particulares, deixando de lado a necessidade de um investimento alto para adquirir o item, além dos custos com manutenção e documentação. Apesar de a maioria das empresas oferecerem planos e contratos de longo prazo, a oferta deste tipo de serviço tem crescido, aumentando a gama de opções disponíveis para o público. 

Benefícios no dia a dia

Contratar um serviço de assinatura de carros é garantia de maior comodidade quando o assunto é locomoção. Com uma quantidade razoável de opções, especialmente para quem  mora nas grandes capitais, como São Paulo, é possível escolher um plano que atenda às necessidades diárias, tanto de quem usa o carro poucas vezes por semana, quanto de quem precisa do veículo todos os dias. Algumas empresas, inclusive, oferecem planos voltados especialmente para motoristas de aplicativo - modalidade de trabalho que cresceu durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Outro benefício que faz toda a diferença, tornando o serviço ainda mais interessante, é a ausência da necessidade de lidar com questões burocráticas que acompanham a compra de um carro, como seguro do automóvel, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), documentação e manutenção - fatores que geram gastos e dor de cabeça para os proprietários, mas que ficam por conta das locadoras e montadoras que oferecem este tipo de serviço. Despesas como combustível e multas, entretanto, ficam por conta do motorista que contratar o aluguel.

As modalidades e os planos variam de acordo com as empresas, sendo necessário considerar o tempo de uso desejado, que pode ser mais curto, como dias, ou longo, com planos para até três anos de uso do automóvel. Também é importante que o motorista tenha uma noção da quantidade de quilômetros que serão percorridos durante o período, já que os valores podem variar de acordo com a quilometragem rodada. Com essas questões em mente, fica mais fácil escolher o plano que melhor se adeque às necessidades do motorista.