Após um longo período de paralisação das atividades por conta da pandemia, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC) de Pindamonhangaba retoma com as oficinas de artesanato.
Na próxima quarta-feira, 17 de novembro ocorrerá gratuitamente a oficina "Flor do Amor Natalino", ministrada pela artesã Andrea Gulo. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (12) 3642-2420.
É necessário apenas que o aluno leve seu material, que consiste em: - Agulha - Tesoura - Linha pesponto ou linha crochê fina, que combine com o tecido - Enchimento - Botão grande (para o meio da flor) - 50 cm de viés - Argola de madeira ou acrílico (quiser colocar para pendurar) - Cola quente - 1 palito de churrasco - Tecido - Alfinete de cabeça
A oficina acontecerá presencialmente no CPIC, localizado na Rua José Luiz Cembranelli, nº 1.005, Parque das Nações. O uso de máscara é obrigatório.
O CPIC é um setor da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, que existe desde 2006 no município. Nele, são oferecidas práticas integrativas, que complementam o tratamento físico e mental, de pacientes da rede de saúde do município. Além do artesanato, o CPIC também oferece práticas como o Reiki, acupuntura, homeopatia, reflexologia, cromoterapia, ioga e meditação.
A coordenadora do CPIC, Ticianna Gama, enfatiza que todas as atividades oferecidas no espaço são abertas ao público em geral, não se resumindo apenas aos pacientes da rede, uma vez que não são todos que fazem uso dessas práticas. Ticianna ainda enfatiza a importância para a saúde ao participar de tais programas, visto que "o tratamento de saúde não se reduz apenas a médico e remédios. Essas atividades funcionam como tratamento preventivo, uma vez que elas trabalham com nosso psicológico".