Credenciais de Estacionamento para Idosos e Pessoas com Deficiência Agora Podem Ser Solicitadas Online em Pindamonhangaba
O processo é totalmente online, disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados do Brasil, incluindo São Paulo, facilitando o acesso para os cidadãos de Pindamonhangaba.
Desde o dia 25 de outubro, a solicitação de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) ficou mais simples e acessível em Pindamonhangaba. Os interessados podem emitir o documento diretamente pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem precisar ir aos órgãos de trânsito.
O processo é totalmente online, disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados do Brasil, incluindo São Paulo, facilitando o acesso para os cidadãos de Pindamonhangaba. A nova funcionalidade permite que as credenciais sejam emitidas tanto em versão digital, por meio do app CDT, quanto em versão impressa, por meio do Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para acessar o serviço, os cidadãos podem utilizar a plataforma 1DOC da Prefeitura de Pindamonhangaba, que já disponibiliza um aviso sobre a nova forma de solicitação, com links diretos para o app e o portal da Senatran.
"A iniciativa busca simplificar a vida do cidadão e reduzir a burocracia. Estamos acompanhando as diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito, que agora é responsável pela emissão das credenciais, e facilitamos o acesso a essa nova opção pela nossa plataforma digital", explicou Luciana Viana, diretora de Trânsito de Pindamonhangaba.
Mudanças na Validade
Outra novidade importante é a alteração na validade das credenciais. Para os idosos, o documento passará a ser vitalício, sem a necessidade de renovação a cada cinco anos. Já para as pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto o cadastro estiver válido na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Como Solicitar a Credencial
Para emitir a credencial, os usuários devem abrir o app da CDT, ir até a seção "Condutor", selecionar "Credencial de Estacionamento" e escolher entre "Credencial de Idoso" ou "Credencial PCD". Após aceitar os termos, a credencial será gerada na tela.
Além disso, o usuário poderá vincular a credencial ao seu veículo, informando os dados do veículo próprio ou de terceiro. Caso o vínculo seja com um veículo de terceiro, o proprietário precisará aceitar a solicitação no app.
Fiscalização Facilitada
A credencial digital poderá ser verificada pelos agentes de trânsito e policiais por meio de um aplicativo de fiscalização, que permite a validação por meio da placa do veículo ou pelo QR Code da versão impressa da credencial.
Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a iniciativa faz parte de uma estratégia para ampliar os serviços digitais e facilitar o acesso da população aos benefícios. "Estamos trabalhando para diminuir a burocracia e tornar os serviços mais ágeis e acessíveis", comentou.
Para mais informações e acesso ao serviço, os interessados podem acessar a plataforma GOV.BR ou baixar o aplicativo da CDT nas lojas de aplicativos.