Defesa Civil de Pindamonhangaba registra aumento de ocorrências devido às chuvas

Em janeiro, o município registrou o maior índice do volume de chuvas desde os últimos 17 anos


Defesa Civil de Pindamonhangaba registrou 315 milímetros de chuva no mês de janeiro de 2022, o que equivale a 315 litros de chuva por metro quadrado no período. Esse foi o segundo maior índice medido nos últimos 17 anos para o município.

Somente no mês de janeiro, foi registrado um total de 92 ocorrências, dentre elas, alagamentos, inundações, quedas de barreiras, quedas de árvores e vistorias em imóveis, todas referentes às contínuas e fortes chuvas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, "a demanda de trabalho aumentou bastante devido às chuvas dos últimos meses. Contudo, o órgão segue preparado e à disposição para atender toda a população".

A população deve ficar em alerta entre domingo (6) e terça-feira (8), pois segundo a Defesa Civil do Estado, instabilidades provocarão condições para chuvas contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo na região.

Como há previsão para acumulados de 72h elevados, Vale do Paraíba (100mm), Litoral Norte (110mm) e Serra da Mantiqueira (125mm), ressalta-se ainda a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

A Defesa Civil atua na prevenção através de orientações e intervenções, e em resposta a situações de emergências e urgências. Nessas situações, entre em contato pelo telefone 199.

 

Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba