Defesa Civil Estadual vai realizar um Treinamento Prático para Operação Chuvas nesta sexta-feira, em Ubatuba

A capacitação será realizada com participação de agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte


A capacitação será realizada com participação de agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral NorteA capacitação será realizada com participação de agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte (Foto : Divulgação)

Nesta sexta-feira (19), a Defesa Civil do Estado de São Paulo vai realizar um Treinamento Prático para Operação Chuvas de Verão, em Ubatuba. A capacitação terá a participação de agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. 

O treinamento contará com a participação do Corpo de Bombeiros e capacitará agentes municipais para atuar em ocorrências relacionadas as chuvas intensas do verão e dar o suporte necessário ao público afetado caso haja algum incidente, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos poderão receber kits de verão, com equipamentos mínimos para atuação em ocorrências típicas do período, como inundação e deslizamento de terra. A fim de cumprir as regras de segurança e distanciamento social, a participação será limitada a dois representantes por município.

A abertura do curso será realizada às 8h no Teatro Municipal sito a Rua Coronel Ernesto de Oliveira, 22 no centro de Ubatuba, com a presença do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel PM Alexandre Monclús Romanek, e posterior, continuará na Rua Mogno e Estrada Nagib da Silva, 344 - Jardim Ipiranga, onde os alunos realizarão os exercícios práticos relacionados à utilização dos materiais recebidos na Ação de Aparelhamento, operação e cuidados com a motosserra, operação e cuidados com bote inflável e vistoria de campo com técnicos do IPT/IPA.

As inscrições para as Oficinas Preparatórias para Operação Chuvas de Verão (OPOV) são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo site www.defesacivil.sp.gov.br.