EDP dá dicas para economizar na conta de luz

Empresa também orienta sobre o programa nacional de bônus na conta de luz


Os clientes da EDP poderão receber bônus por economizar energia nos meses de setembro a dezembro deste ano. A medida faz parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e é válida para o consumo residencial, industrial, comercial, rural e serviços e outras atividades.

O programa, que abrange todo o território nacional, proporcionará descontos na conta no valor de R$ 0,50 para cada kWh que o cliente conseguir reduzir do seu consumo, no período de quatro meses (setembro a dezembro). O abatimento será concedido a quem economizar no mínimo 10% e no máximo 20% em relação ao mesmo intervalo de meses do ano de 2020. O bônus será lançado nas faturas de energia elétrica em janeiro de 2022.

Vale destacar que a EDP informará a meta de economia de cada unidade consumidora e a redução de consumo alcançada em relação ao mesmo período do ano anterior na fatura de energia elétrica. Com isso, será possível acompanhar a evolução do consumo e readequar hábitos familiares de maneira a fazer jus ao bônus.

Para mais informações sobre o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, acesse o site Aneel. Confira abaixo algumas dicas de uso responsável da energia para clientes residenciais:

- Ventile e ilumine naturalmente todos os ambientes da residência

- Troque as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia.

- Evite pintar as paredes internas da residência com cores escuras, que exigem iluminação mais potente.

- Nos quartos, proteja as janelas com venezianas ou persianas externas, que permitem escurecer o ambiente sem abdicar da ventilação natural.

- Utilize sua máquina de lavar na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água.

- O chuveiro elétrico consome bastante energia. Tente controlar o tempo do banho - entre cinco e oito minutos, no máximo - e a pressão da água, que também não deve ser excessiva, ajudando a reduzir o desperdício.

- Procure passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido - alguns exigem temperatura mais alta que outros. Comece com as roupas que precisam de temperatura mais baixa.

- A função stand by de alguns eletrônicos, como televisão, computador e videogame, também consome energia. Sempre que possível, desligue os aparelhos ou tire-os da tomada.

- Ao comprar novos equipamentos, dê preferência aos eletrodomésticos com o selo Procel, que classifica os aparelhos de acordo com o nível de consumo. Eles são certificados pelo Inmetro e, além de consumir menos energia, contribuem com a preservação do meio-ambiente.

- Adquira equipamentos de acordo com a característica da família: quantidade de pessoas e hábitos de consumo.

- Evite o faturamento pela média garantindo o acesso do leiturista ao medidor. Verifique a data prevista da próxima leitura na sua fatura de energia.

- Em alternativa ao faturamento por média, a EDP oferece em seus canais o serviço de autoleitura, saiba mais AQUI

Mais dicas de uso eficiente da energia clicando AQUI.