Em Cruzeiro, Governo lança programa de desenvolvimento Viva o Vale

O investimento será de R$ 120 milhões, o maior já realizado na região do Vale do Paraíba pelo Governo de SP


Neste sábado (22), o Governo de São Paulo realizou na cidade de Cruzeiro, o evento de apresentação do programa Viva o Vale, contando com a participação do governador João Doria.

A iniciativa abrange 17 municípios das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé, contemplando ações para o crescimento econômico e para solucionar as necessidades sociais do Vale do Paraíba.

"Hoje é um dia especial para o Vale do Paraíba. Estamos lançando o Viva o Vale, programa que vai trazer crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego para a região", afirmou Doria. "Estes recursos serão colocados imediatamente. Não é um plano para o futuro, é para o presente, é para já", completou o Governador.

Com investimento de R$ 120 milhões, o maior já realizado na região pelo Governo de São Paulo, os anúncios incluem construção de um Hospital Regional em Cruzeiro, implantação de Fatec e recuperação de vicinais.

Durante o evento, foi anunciada a construção de uma UBS e um novo Hospital Regional em Cruzeiro. O hospital começa a atender em janeiro de 2023, com ampliação dos serviços gradativamente. Também houve a assinatura de um autorizo para que a Secretaria de Estado da Saúde realize estudo técnico de reestruturação da saúde da região, ampliando a assistência para a população com foco em alta e média complexidade. Além disso, está em andamento a aquisição de 17 novas ambulâncias para a região.

Na área de infraestrutura, haverá recuperação de 60,8 km de vicinais, além da celebração de convênios para obras de infraestrutura urbana indicadas pelas prefeituras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O programa ainda permitirá a licitação da concessão do aeroporto de Guaratinguetá em julho, no pacote de desestatização dos 22 aeroportos estaduais.

O Governador anunciou também a abertura de unidades do Poupatempo nos municípios de Cruzeiro e Lorena, que irá beneficiar mais de 170 mil pessoas. Com um modelo mais moderno e inteligente, o Poupatempo conta agora com um modelo inovador, voltado à oferta de serviços eletrônicos, unificando atendimentos do Estado e municípios.

"Além de trazer crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego, com o programa Viva o Vale, o sonho da população de Cruzeiro e Lorena de ter uma unidade do Poupatempo vai se tornar realidade", afirma João Doria.

Os postos terão os serviços do Detran.SP integrados ao atendimento, além de contar com outros órgãos. As novas unidades fazem parte do plano de expansão do Poupatempo, anunciado em 2020 pelo governo paulista.

"O novo modelo de Poupatempo, incorporado ao Detran.SP, é mais moderno, compacto e com foco os serviços digitais. Como os atendimentos serão realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa, que cada vez mais estará próximo da população, inclusive nas cidades de menor porte", explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp.