Em São José dos Campos ação contra trabalho infantil encaminha crianças e adolescentes ao Creas e Conselho Tutelar

A ação já identificou 22 crianças e adolescentes que foram encaminhadas para acompanhamento social do Creas e Conselho Tutelar


O trabalho infantil nas ruas é uma das piores formas de trabalho, o que também inclui a mendicância, quando se pede esmolas, principalmente quando um adulto explora a imagem de crianças e adolescentes para obter vantagens.

Em São José dos Campos, uma ação especializada em trabalho infantil, já realizou 92 abordagens desde do início do programa no mês de março. Foram identificadas 22 crianças e adolescentes, já encaminhadas para o acompanhamento social do Creas e do Conselho Tutelar, para a inclusão social nos projetos, programas e serviços da rede de proteção da cidade.

As ações para a identificação das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas ruas estão sendo feitas com o apoio da equipe de abordagem social vinculada ao Centro POP, demais serviços da rede assistencial, órgãos de defesa, entre outros.

A Prefeitura de São José, em parceria com órgãos de defesa e garantia de direitos da criança e adolescente, mantém rede de proteção social e realiza ações estratégicas por meio de programas e serviços como inclusão ou reinserção em atividades escolares, ações de cultura, lazer e esporte, trabalho protegido (aprendiz) entre outros.

É possível denunciar trabalho infantil, de qualquer lugar do país, ligando para o número 153 ou 100, ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.