Os universitários do curso de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) lançam, nesta terça-feira (5), às 8h30, o projeto acadêmico "Direito & Cidadania", composto por 8 cartilhas e com 8 episódios de podcast, todo o conteúdo pode ser conferido aqui. A ação acontece no Departamento de Ciências Jurídicas com a participação de alunos da rede de ensino do Estado de São Paulo.
No projeto, os estudantes descomplicam o universo jurídico e abordam um importante tema para um harmônico convívio social: os direitos humanos. Seguindo amissão institucional da Universidade, a qual preza pelo ensino de qualidade, incentivo à pesquisa e à extensão, as atividades que promovem a transformação e o desenvolvimento social também foram adicionadas à grade curricular da graduação em Direito, no início deste ano. Diante disso, os ingressantes em 2023 foram estimulados a desenvolver um projeto que levasse os conhecimentos jurídicos de uma maneira acessível à comunidade.
Paralelamente, os estudantes identificaram a necessidade de apoiar os alunos participantes da "Comissão de Direitos Humanos" do Departamento e ativos em grêmios estudantis, com informações sociais e jurídicas, a fim de fortalecer as atividades gremistas que atendam ao grupo escolar ou até mesmo à comunidade. A Comissão recebe alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio de escolas estaduais da região.
Por meio de cartilhas e de um podcast com 8 episódios, ambos com uma linguagem simples e acessível, os universitários abordaram o conteúdo e o porquê da existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos - criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) - , além das diversas aplicações dos direitos humanos como: na educação; entre crianças, jovens e idosos; entre Pessoas com Deficiência (PCD); entre mulheres; etc.
Uma das responsáveis pelo projeto, a Profa. Dra. Roxane Lopes de Mello Dias, compartilha quais foram os benefícios obtidos pelos acadêmicos e proporcionados pelo "Direito & Cidadania". "Os universitários, não só aperfeiçoaram os conhecimentos obtidos ao longo do ano letivo, como também tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver um projeto com intuito de fortalecer o conhecimento de temas de suma importância para a sociedade entre outros jovens e na sociedade. Com isso, logo no primeiro ano da formação, já foram apresentados à função social do Direito: apoiar os cidadãos".