O Programa Farmácia Popular está oferecendo gratuitamente dez novos tipos de medicamentos utilizados no tratamento de doenças como Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite. Essa medida visa beneficiar cerca de 3 milhões de participantes do programa, proporcionando uma economia anual de até R$ 400 por pessoa.
Antes, esses medicamentos já estavam disponíveis no programa, mas os usuários precisavam pagar uma parte do valor. Com a mudança, 39 dos 41 itens distribuídos pela Farmácia Popular agora são totalmente gratuitos para a população.
Para obter os medicamentos, os pacientes devem se dirigir a um estabelecimento credenciado, como farmácias e drogarias que exibem o selo "Aqui tem Farmácia Popular".
É necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto e o número do CPF, junto a uma receita médica válida emitida por médico do SUS ou particular.
Além dos medicamentos, o programa também subsidia tratamentos para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção e oferece fraldas geriátricas mediante prescrição médica para pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência comprovada.