Frota metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte recebe novos ônibus com ar-condicionado

Frota metropolitana do Vale do Paraíba / Litoral Norte recebe novos ônibus com ar-condicionado


Os 82 serviços intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP que transportam, em média, cerca de 70 mil passageiros por dia na Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte ganharam um importante reforço esta semana. Entraram em operação 28 ônibus zero km de característica seletiva. São veículos de padrão rodoviário, com plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e que transportam apenas passageiros sentados. A capacidade máxima é de 48 pessoas.

A empresa Pássaro Marron colocou em operação 20 desses novos ônibus. Eles têm carroceria Marcopolo e motor Euro V, a tecnologia mais moderna do ponto de vista ambiental. Desse total, 10 têm ar-condicionado e 16 são equipados com tomadas USB para carregamento de celulares e notebooks.

Os outros oito ônibus novos foram entregues para operação pela Viação Litorânea, todos com ar-condicionado. Quatro deles são de frota compartilhada com a Artesp e têm como diferencial o sistema de frenagem Retarder que proporciona maior durabilidade dos pneus e freio, além de permitir maior velocidade média e economia de combustível. Este sistema é especialmente útil em linhas que trafegam pela Rodovia dos Tamoios, onde o trecho de serra requer frenagens constantes.

O investimento total das duas empresas foi de R$ 15,6 milhões.

Os 28 novos ônibus vão substituir parte da frota de 465 veículos que interligam os 39 municípios da região. Até o final do primeiro trimestre de 2020, mais 50 novos ônibus serão colocados em operação pelas duas empresas.

Renovação de frota - A EMTU/SP, que integra a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, gerencia o sistema intermunicipal de ônibus nas regiões de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba /Litoral Norte e Sorocaba. Este ano, 827 ônibus zero km foram entregues para operação nas cinco regiões, 583 deles com ar-condicionado.