Governo de SP assina acordo com concessionária Tamoios para retomada de obras no Litoral Norte

O acordo permite a retomada de uma obra paralisada desde 2018 podendo gerar até 2 mil novos empregos diretos na região


Governo de SP assina acordo com concessionária Tamoios para retomada de obras no Litoral NorteGoverno de SP assina acordo com concessionária Tamoios para retomada de obras no Litoral Norte (Foto : Governo de São Paulo)

Nesta sexta-feira (27), o Governo de São Paulo assinou um acordo com a concessionária Tamoios para incorporação e retomada das obras dos Contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião. O acordo será publicado no Diário Oficial deste sábado (28).

O entendimento entre Estado e concessionária destrava investimento de R$ 1,5 bilhão para gerar 2 mil novos postos de trabalho no Litoral Norte.

O pacote prevê 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis. A nova via terá 33,9 km de extensão com aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e aos polos de turismo do Litoral Norte. O acordo também permite a retomada de uma obra paralisada desde 2018, antes da atual gestão.

"Nos próximos 15 dias, os canteiros serão instalados e teremos a retomada de uma das principais obras de nosso estado. Foi um desafio para a nossa gestão resolver mais este gargalo e promover um novo corredor logístico no nosso estado", afirmou o Governador João Doria, que deve visitar a região na retomada das obras.

A assinatura ocorreu após a aprovação pelo Conselho Gestor de Concessões e PPPs, com a participação do Vice-Governador Rodrigo Garcia, do Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, e representantes da concessionária Tamoios. Os Contornos da Tamoios vão beneficiar diretamente mais de 249 mil habitantes nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

"A busca desta solução foi construída desde o primeiro dia de nossa gestão, quando encontramos a obra parada e tomamos a decisão pela rescisão dos contratos. O importante é que temos a perspectiva de terminar o trecho de serra e começar a operacionalizar o que já está feito em benefício da população", afirma Rodrigo Garcia.

Cronograma:

O prazo para conclusão das obras é de 26 meses após o início dos serviços, o que deve ocorrer nas próximas semanas. As melhorias serão viabilizadas por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

"A conclusão dos Contornos é fundamental na matriz de logística de São Paulo para agilizar o escoamento da produção para o Porto de São Sebastião. As obras também vão melhorar o tráfego em Caraguatatuba e São Sebastião e incrementar o turismo no Litoral Norte, gerando emprego e renda", afirmou o Secretário de Logística e Transportes.

O novo cronograma foi definido após negociação entre as Secretarias de Logística e Transporte e de Governo, Artesp (Agência Reguladora de Transportes), Subsecretaria de Parcerias e a Concessionária Tamoios, que já executa serviços de duplicação no trecho em Serra da Rodovia dos Tamoios (SP 099).

"Com a conclusão desta obra, os caminhões e carretas terão uma nova opção de trajeto mais seguro. Outro ganho estará na redução do gargalo do trânsito urbano local e de longa distância, principalmente durante a alta temporada", destacou Milton Persoli, diretor-geral da Artesp.

*Informações do Governo do Estado de São Paulo