Governo lança plano com novas regras para transporte aéreo seguro de animais

o serviço prevê a rastreabilidade dos animais durante o transporte, suporte veterinário, um canal de comunicação direta com os tutores para esclarecer regras e atualizações sobre o voo, e outras medidas de segurança.


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou na quarta-feira (30) um conjunto de novas regras para aprimorar o transporte de animais no setor aéreo brasileiro. As medidas fazem parte do Plano de Melhoria do Transporte Aéreo de Animais (PATA), desenvolvido com o objetivo de padronizar e elevar a qualidade do serviço para os pets que viajam na aviação comercial. Alinhado aos padrões internacionais, o plano foi criado em parceria com especialistas do setor, entidades de proteção animal, companhias aéreas e a sociedade civil.

O evento, que ocorreu às 15h no auditório do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, oficializou um avanço no serviço de transporte de animais, garantindo segurança e bem-estar para os pets e tranquilidade aos seus tutores. Entre as inovações, o PATA prevê a rastreabilidade dos animais durante o transporte, suporte veterinário, um canal de comunicação direta com os tutores para esclarecer regras e atualizações sobre o voo, e outras medidas de segurança.

Participação da sociedade

Nos últimos três meses, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), contou com uma comissão multidisciplinar para avaliar as demandas da sociedade. O plano final inclui mais de 3 mil sugestões enviadas pela população, que foram analisadas e integradas ao PATA.