Heróis da catástrofe em São Sebastião são homenageados em cerimônia de reconhecimento no Palácio dos Bandeirantes

Evento contou com a presença do governador Tarcísio Freitas


O prefeito Felipe Augusto e agentes da Defesa Civil de São Sebastião participaram, na segunda-feira (17), de uma solenidade em celebração aos 47 anos de atuação da Defesa Civil do Estado, realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

A catástrofe ocorrida no município, no dia 19 de fevereiro, foi um dos temas da cerimônia e serviu para homenagear voluntários, forças de segurança e entidades que atuam com ações humanitárias nesse período conturbado.

A solenidade teve a participação do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, em caráter de valorização e agradecimento a essas equipes que atuaram nas grandes operações de apoio a vítimas das chuvas em São Sebastião, além de um resgate na região de Sorocaba e da missão humanitária enviada à Turquia após um terremoto devastador no início do ano.

A atuação da Defesa Civil em 2023 foi ainda mais importante com o trabalho de resgate e salvamento após as chuvas extremas no Litoral Norte durante o Carnaval. O maior temporal já registrado no país - 682 milímetros de chuva em 24 horas - deixou um rastro de mortes e destruição em São Sebastião. Agentes da Defesa Civil de várias cidades, exército, bombeiros, entre outros, atuaram dia e noite para retirar mais de mil pessoas das áreas de risco, principalmente na Vila Sahy, na Costa Sul do município.

Diante desse cenário, o governador anunciou algumas medidas como forma de prevenção para grandes temporais e aviso às comunidades que residem em locais de risco. Um grupo de trabalho atua na modernização do sistema de monitoramento meteorológico de São Paulo, instalação de sirenes em áreas de risco e aprimoramento do sistema de alertas por meio de telefones celulares.