As iniciativas promovidas pelo Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, beneficiaram mais de 60 mil pessoas em 2018 na área de concessão da companhia em São Paulo. Foram investidos mais de R$ 13,6 milhões de reais em iniciativas voltadas ao fomento da Educação, Cultura, Esporte, Voluntariado, Desenvolvimento Social, Saúde e Geração de Renda em todos os estados onde a EDP atua.
Programas como EDP nas Escolas, Aprender e Crescer, Manobra do Bem, Brincando com Pipas e Caravana do Esporte fizeram parte dos projetos de 2018 e buscaram contribuir para o desenvolvimento humano de crianças, jovens e das comunidades da região.
Além dos projetos apoiados pelo Instituto, colaboradores, de São Paulo, foram voluntários e dedicaram 1.540 horas em diversas ações com idosos, crianças, moradores de rua, animais, pessoas com deficiência, meio ambiente e uso seguro da energia. Além da disponibilidade de tempo, o Instituto EDP coordena o programa de incentivo à prática voluntária chamado Desafio do Bem, que está em sua oitava edição e atua por meio de formação de equipes - que podem integrar, além do colaborador, familiares, amigos ou profissionais de outras empresas. Cada time escolhe uma organização social da região para ser beneficiada com o desenvolvimento de projeto de melhoria.
"Estamos muito felizes com o desenvolvimento das ações do Instituto. Cada vez mais colaboradores EDP estão engajados nas causas sociais da Companhia e, mais do que isso, estão se tornando agentes sociais da transformação", afirma Luiz Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.
A EDP também preza pela valorização da língua portuguesa. Nos últimos dois anos, a empresa promoveu a exposição itinerante "A Energia da Língua Portuguesa" que, utilizando a estrutura móvel de um caminhão, permitiu que visitantes conhecessem mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, bem como curiosidades sobre expressões comuns desse idioma, o quarto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.
A Companhia ainda é patrocinadora Máster da restauração do Museu da Língua Portuguesa e a primeira empresa a anunciar o patrocínio de 12 milhões de reais para a restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013. A EDP também foi apoiadora das duas últimas edições da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty e, em 2018 apoiou pelo segundo ano a Bienal do Livro de São Paulo.
Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura - Nº 8.313/91), Esporte (Esporte - Nº 11.438/06), Saúde (PRONON/Saúde - Nº Lei 12.715/12, destinadas à Oncologia, e PRONAS/Saúde - Nº Lei 12.715/12), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e Idoso (Lei Nº 12.213).