Mais de 150 moradores de São Sebastião participam das pré-conferências de assistência social

A 7ª Conferência Municipal de Assistência Social está agendada para os dias 7 e 8 de julho


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), promoveu ao longo desta semana as pré-conferências em preparação para a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, agendada para os dias 7 e 8 de julho.

Os encontros contaram com a participação da sociedade civil, equipe técnica da SEDES e a presidente do CMAS, Ana Carla Santana, e foram realizados em três locais diferentes: nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Boiçucanga e Canto do Mar, além do auditório da Secretaria da Educação (SEDUC), no Centro.

Segundo a SEDES, o objetivo principal foi aproximar os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para que haja uma representação adequada, levando em consideração as peculiaridades de cada região, com foco nas políticas socioassistenciais.

Durante as reuniões, foram apresentados cinco eixos de discussão, abrangendo os temas "Financiamento", "Controle Social", "Articulação entre Segmentos", "Serviços, Programas e Projetos" e "Benefícios e Transferência de Renda". Em cada eixo, os participantes puderam apresentar 10 propostas para o governo municipal, cinco para o governo estadual e cinco para o governo federal.

"Avaliamos um envolvimento significativo dos usuários, com contribuições relevantes, apresentando suas dúvidas e apontando o que consideram necessário para a melhoria da política de assistência social no município", afirmou Valéria Costa, chefe de secretaria e assistente social.

Ao todo, 177 moradores participaram das pré-conferências, sendo 64 da Costa Sul, 48 da Região Central e 65 da Costa Norte. As reuniões ocorreram nos dias 26 e 27 de junho, proporcionando um espaço importante para o diálogo e a construção coletiva de propostas para o aprimoramento dos serviços sociais na cidade.