Mais de 73 mil famílias no Vale têm direito a desconto na conta de luz

Confira.


Milhares de famílias do Vale do Paraíba têm direito a descontos de até 65% na conta de energia por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não usufruem do benefício. De acordo com um relatório da EDP, distribuidora de energia da região, mais de 73.600 famílias se enquadram nos critérios do programa, mas não estão cadastradas para receber o desconto.
 
 
Atualmente, 132.958 famílias da região já são beneficiadas pela Tarifa Social, e apenas em 2024, a EDP conseguiu cadastrar mais de 39 mil novos consumidores aptos ao desconto. A distribuidora reforça a importância do programa e segue com ações para ampliar o número de famílias contempladas.
 
Quem pode receber o desconto?
 
Para ser incluído na Tarifa Social, o cliente deve atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal:
 
Ter o NIS (Número de Identificação Social) ativo e atualizado no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo;
Ser idoso com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência, beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
Ser indígena ou quilombola, com inscrição no CadÚnico;
Famílias com renda de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência que necessite do uso contínuo de equipamentos elétricos para tratamento médico.
 
O desconto é aplicado a apenas uma unidade consumidora por família e varia conforme o consumo mensal:
 
Até 30 kWh - 65% de desconto
De 31 a 100 kWh - 40% de desconto
De 101 a 220 kWh - 10% de desconto
 
Como se cadastrar?
 
A EDP realiza o cadastramento automático para consumidores que atendem aos critérios e são titulares da conta de luz. Além disso, promove ações de busca ativa em comunidades, com visitas porta a porta por meio do programa Agentes da Boa Energia, além de parcerias com prefeituras e atendimento itinerante pela Van da Boa Energia.
 
Os interessados podem atualizar o cadastro e solicitar o benefício pelo portal da EDP (www.edp.com.br/tarifasocial), pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou pela Central de Atendimento 0800 721 0123. Também é possível obter mais informações nas agências presenciais da distribuidora.
 
A EDP reforça que o desconto passa a valer a partir da próxima fatura, após a validação dos dados. Além disso, o titular da conta de energia não precisa ser o beneficiário, desde que comprove o vínculo com o imóvel.