Ministério da Saúde lança canal de atendimento à população em aplicativo de mensagens

Ferramenta esclarece dúvidas, auxilia no diagnóstico, informa sobre rede de assistência e orienta profissionais de saúde


O Ministério da Saúde lançou na quinta-feira (25) um canal de atendimento à população em um aplicativo de mensagens. A ferramenta vai oferecer orientações sobre a doença, o tratamento e também sobre o protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde.

A ferramenta vai funcionar através de um bot, que é um robô de atendimento automático, que receberá perguntas e fornecerá as orientações sobre o coronavírs. Entre as informações estão sobre como agir diante de casos suspeitos, as formas de contaminação, prevenção, desmistificações de boatos espalhados sobre a situação e atualizações das ações do Ministério da Saúde.

O ministro da saúde, Henrique Mandetta, frisa em como o serviço vai auxiliar na transparência das informações sobre o coronavírus. "Esta ferramenta permitirá mais um contato imediato do cidadão com as diretrizes oficiais e informações verídicas, diretamente da fonte, evitando equívocos em um momento de cuidado extremo", reforça o ministro.

Para o diretor de Operações do WhatsApp, que pertence ao Facebook, empresa que realiza a parceria com o Governo Federal, em momentos como esse as pessoas recorrem aos canais de mensagem para se comunicar e para apoiar amigos e parentes, então é importante que esses mesmos canais possam auxiliar e trazer informações concretas. "Temos o prazer de poder fornecer ao Ministério da Saúde ferramentas de comunicação para ajudá-los a responder às perguntas dos cidadãos sobre o vírus com conselhos de saúde confiáveis e oportunos, a fim de manter as pessoas seguras", afirmou.

Como acessar

Para ter acesso à ferramenta basta clicar neste link, que o redirecionará à conversa com o bot do ministério. Outra opção é salvar o número 55 (61) 9938-0031 na agenda de contatos e iniciar uma conversa. Em ambos os casos a conversa pode ser iniciada com um "Oi".