Montagem de moradias sustentáveis para desabrigados é iniciado em São Sebastião

Projeto inovador visa oferecer lares sustentáveis e acessíveis para comunidade desabrigada da cidade


A partir desta quarta-feira (21), começará a montagem de 518 moradias sustentáveis em São Sebastião. Essa conquista é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura, o Governo de São Paulo, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a construtora Tecverde, especializada em estruturas pré-moldadas.

As obras, que tiveram início em março, agora avançam para uma fase crucial com a instalação das edificações, utilizando tecnologia inovadora de estruturas pré-moldadas. Esse método traz vantagens significativas, como a rapidez na entrega das moradias e a redução dos impactos ambientais.

As 518 moradias sustentáveis, produzidas pela Tecverde no Paraná, serão montadas no bairro Baleia Verde. O sistema construtivo utilizado, conhecido como "wood frame", permite a construção de edifícios de até quatro pavimentos, com 16 apartamentos, em um prazo surpreendente de algumas semanas. Os módulos são fabricados na fábrica da Tecverde, chegando ao local de montagem completamente prontos, incluindo acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas.

Essa tecnologia revolucionária, baseada na construção industrializada, traz consigo inúmeras vantagens, como a redução significativa do tempo de construção, uma menor demanda por mão de obra e uma impressionante diminuição de até 85% na produção de resíduos em comparação com os métodos tradicionais.

Além do bairro Baleia Verde, o Governo do Estado está investindo R$ 72 milhões na construção de dois conjuntos habitacionais em terrenos que totalizam 39 mil metros quadrados, onde serão erguidos 30 edifícios de quatro pavimentos, com apartamentos de 41 m² cada.

Do total, 20 unidades térreas serão destinadas a famílias, 18 moradias serão adaptadas para pessoas com deficiência e ainda serão construídos quatro centros de apoio ao condomínio. Além disso, estão em andamento as obras de outros 186 apartamentos de alvenaria estrutural na região de Maresias, distribuídos em quatro edifícios.

A previsão do Governo de São Paulo é concluir todos os empreendimentos até novembro deste ano, totalizando um investimento impressionante de R$ 210 milhões.