MRS Logística lança cartilha de prevenção de acidentes ferroviários

Cuidado com locais confinados, isto é, nos quais não há onde se proteger se um trem te surpreender. Pontes, cortes na rocha e túneis são alguns exemplos


A empresa MRS Logística S.A está distribuindo cartilhas aos pedestres e motoristas com o intuito de preservar acidentes envolvendo trens. Como qualquer outro acidente, a grande maioria deles pode ser evitado quando há prudência. Cerca de 45.000 pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito de todos os tipos no Brasil.

O panfleto cita informações e dicas como, por exemplo:

PEDESTRES

  1. Mais de 70% dos atropelamentos acontecem nas áreas onde é proibida a presença de pessoas. Não corte caminho pela ferrovia nem estrague seus muros de vedação. Eles estão aí para a sua segurança.
  2. Olhos na telinha, cabeça nas nuvens. Atenção ao mundo real. Não caminhe lendo ou digitando no celular. Não use seu celular ou fones de ouvido nas proximidades da ferrovia.
  3. Na maioria dos casos, a causa dos acidentes é simplesmente a pressa, a impaciência de aguardar alguns minutos. Pare e pense: vale a pena arriscar sua vida e a de terceiros por conta de 3 a 4 minutos?
  4. Cuidado com locais confinados, isto é, nos quais não há onde se proteger se um trem te surpreender. Pontes, cortes na rocha e túneis são alguns exemplos. Nunca caminhe nesses locais.
  5. Trens são mais largos do que parecem! Não use o dormente como referência de largura dos trens. As máquinas são bem mais largas do que ele. Respeite as marcações no chão da passagem.

MOTORISTAS

  1. Lembre-se de que o trânsito à sua frente pode parar a qualquer momento. Mantenha distância segura dos carros nas zonas de conflito. É só respeitar a faixa de retenção antes dos cruzamentos.
  2. Som alto dentro do carro, especialmente com os vidros fechados, provoca vários acidentes. Antes de cruzar a linha, abaixe o volume e escute atentamente.
  3. Pode parecer mentira, mas tem gente que se arrisca de propósito. Passar com o carro a toda velocidade na frente do trem só funciona nos filmes. Na vida real, esses motoristas vão parar no hospital, e com uma conta grande do conserto do carro. Pense nisso.

CUIDADOS ESPECIAIS

  1. Crianças e idosos merecem atenção especial e precisam estar sempre acompanhados. Vamos cuidar de quem sempre cuidou de nós.
  2. Lixo na ferrovia? Isso é crime ambiental! Se a área ferroviária estiver recebendo entulho ou lixo, ligue para a gente: 0800-979-3636.
  3. É terminantemente proibido, e muito perigoso, erguer construções na área da ferrovia. Antes de ocupar um espaço, consulte a Prefeitura e a operadora de trens de sua região.

O informativo ainda traz uma analogia referente ao peso dos comboios: Um trem carregado tem quase a mesma massa do que 18.000 fuscas de 800 kg cada! Por isso existe a dificuldade de frear todo o comboio. É por essa limitação que os trens têm preferência de passagem em relação a todos os demais veículos.

Todas essas medidas juntamente com a atenção cotidiana são necessárias para evitar acidentes nas ferrovias das cidades brasileiras.