Novo museu em Campos do Jordão usa automóveis para contar história do Brasil

CARDE será inaugurado dia 28 de novembro.


Com um conceito inédito, o CARDE, um museu que une Carros, Arte, Design e Educação, será inaugurado em 28 de novembro em Campos do Jordão (SP). O espaço inovador promete ser uma referência na valorização da cultura e história do Brasil, especialmente do século 20, utilizando o automóvel como fio condutor. Instalado em uma área preservada de araucárias, o museu exibe um acervo rotativo de cerca de 100 veículos históricos, de um total de mais de 500, mostrando a relação entre o carro e os marcos históricos do país.

O CARDE, além de contar com um prédio de 6 mil m², aposta em uma experiência imersiva e interativa com painéis de LED, sistemas de som 5.1 e cenografia detalhada, criando ambientes que recriam as décadas do século 20. O museu também abriga obras de artistas renomados como Portinari, Di Cavalcanti e Vik Muniz, integrando o automóvel à cultura e memória nacional.

Os visitantes serão recebidos com uma obra de impacto: um Brasinca Uirapuru decorado com pintura indígena e inserido em uma instalação de crochê feita por 200 artesãs do Instituto Proeza. O museu traz ainda uma coleção afro-brasileira do artista Emanoel Araújo e seções temáticas, como a de Carros Governamentais e Visionários Brasileiros, que homenageiam figuras como João do Amaral Gurgel.

Projetado por Gringo Cardia, o museu se destaca pela união entre design automotivo e história, integrando jovens da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) como monitores e apresentando oficinas de restauro de veículos clássicos. Para completar a experiência, o visitante pode simular a direção de uma Ferrari Testarossa em um simulador exclusivo.

Segundo Luiz Goshima, idealizador do projeto e direto-executivo do museu, o CARDE recebeu um investimento de 100 milhões de reais, para a construção do espaço e equipamentos. "Nossa ideia foi de criar um ambiente que as pessoas possam vir, se entreter, admirar e aprender muito sobre história, automóveis e cultura", destaca.

Heloisa Murgel Starling, professora da UFMG, foi a responsável pela contextualização histórica do projeto. "Esse momento abre para a gente pensar sobre toda a conjuntura daquela época, a ideia foi essa, como se o automóvel acendesse o farol e nos levasse  a uma viagem ao passado para que você possa conhecer um pouco mais da história do Brasil e se surpreender com o fato de quem está puxando o fio da meada é um carro e que ele vai nos contar essa história, iremos refletir sobre ela e pensar mais sobre no Brasil.", disse. 

O CARDE estará aberto ao público a partir de 28 de novembro, exceto terças e quartas-feiras. A entrada promocional custa R$ 120,00, e o museu oferece uma infraestrutura completa para uma visita confortável e educativa.

Confira fotos: