Pindamonhangaba inicia modernização da iluminação LED em diversos pontos da cidade

A ação está sendo realizada pela Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP


Pindamonhangaba está entre cidades contempladas na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP. Com isso, a Prefeitura deu início à modernização do seu parque de iluminação, com a substituição de 472 luminárias de vapor de sódio por nova tecnologia LED.

A ação realizada em parceria da empresa de distribuição de energia EDP, tem um investimento de R$ 523 mil para a troca das lâmpadas em 29 ruas e avenidas do município. Ao todo, a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP, investirá R$ 4 milhões em outros cinco projetos na área de concessão.

O objetivo é incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica e contribuir para transformar os espaços em mais sustentáveis, com a redução do consumo de energia. O novo modelo também gera menor impacto ambiental? por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, além de contribuir para melhor qualidade das instalações elétricas.

"Esse é o primeiro trabalho de uma agenda de ações que Pindamonhangaba está lançando. Neste momento, a Prefeitura irá realizar a substituição das luminárias tão logo recebamos o material da empresa EDP", afirmou a secretária de Planejamento, Marcela Franco.

A cidade está focada em realizar projetos que demonstrem o compromisso do poder público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030.

"Beneficiar a população por meio de instituições de serviços públicos de saúde e educação, e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente, está em linha com nosso propósito de usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica através dos projetos contemplados, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais", afirma o gestor da EDP, Roberto Miranda.

Segundo o prefeito Isael Domingues, aliado a esse passo inicial com a empresa EDP, o município vem trabalhando a melhor alternativa para modernizar todo o seu parque de iluminação.

"Queremos agradecer à empresa EDP por esse apoio importante e ao mesmo tempo informar nossa população que estamos definindo uma modelagem que busca substituir todas as 23 mil luminárias por LED. Nossa preocupação é alinhar a qualidade das luminárias, que tenham durabilidade e eficiência energética e, ao mesmo tempo, que seja um projeto com alta economicidade para os cofres públicos", afirmou Isael.

A modalidade que será definida para executar esse trabalho, será feita pela Secretaria de Governo e Serviços Públicos. Segundo o titular da pasta, vice-prefeito Ricardo Piorino, "a população pode confiar que será executado o melhor modelo que trará economia e muito mais segurança para nossa cidade".