Pindamonhangaba recebe novas luminárias LED para revitalizar a iluminação pública do município

As instalações das 472 novas luminárias se iniciam ainda nesta semana


Pindamonhangaba recebe novas luminárias LED para revitalizar a iluminação pública do municípioPindamonhangaba recebe novas luminárias LED para revitalizar a iluminação pública do município (Foto : Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (07), a Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu 472 luminárias para dar prosseguimento ao programa de modernização do parque de iluminação do município.

O prefeito Dr. Isael Domingues esteve presente na sede da Secretaria de Governo e Serviços Públicos acompanhando a chegada do material juntamente com o secretário em exercício, eng. José Antônio Ferreira Filho e com o supervisor Celso Marçal "Taubaté".

"Recebemos hoje as primeiras luminárias e já vamos iniciar a instalação, que faz parte de uma grande agenda de ações que Pindamonhangaba está realizando. Já estamos trabalhando também no lançamento de um termo de referência que possibilitará a troca de todos os pontos de iluminação da cidade", afirmou o secretário eng. José Antônio.

Neste primeiro momento, a Prefeitura está contando com a parceria junto à empresa de distribuição de energia EDP, que investiu R$ 523 mil para a troca dessas lâmpadas em 29 ruas e avenidas principais do município. A substituição das novas luminárias LED em diversos pontos da cidade, terá início ainda nesta semana.

Pindamonhangaba foi contemplada com este projeto pela Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP, que ao todo investirá R$ 4 milhões em outros cinco projetos na área de concessão.

Segundo o prefeito, tornar a iluminação pública da cidade mais eficiente é uma grande meta da atual gestão.

"Queremos agradecer à empresa EDP por esse apoio importante e ao mesmo tempo informar nossa população que estamos definindo uma modelagem que busca substituir todas as 27 mil luminárias por LED. Nossa preocupação é alinhar a qualidade das luminárias, que tenham durabilidade e eficiência energética e ao mesmo tempo que seja um projeto com alta economicidade para os cofres públicos", afirmou Isael.

O objetivo do projeto é incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica e contribuir para transformar os espaços em mais sustentáveis, com a redução do consumo de energia. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção para as instituições, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado.

O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, além de contribuir para melhor qualidade das instalações elétricas.

Pindamonhangaba está focada em realizar projetos que demonstrem o compromisso do poder público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030.

 

Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba