Prefeitura de Pindamonhangaba segue executando ações de melhorias no município

Confira os novos serviços de zeladoria realizados na última semana


A Prefeitura de Pindamonhangaba vem executando ações de drenagem e alinhamento de guias e sarjetas em diversas ruas do Jardim Araretama. As ruas que receberam as melhorias na última semana foram a Angélica Samahá de Faria, Alceu Carvalho de Faria e Mário Nogueira da Silva.

O objetivo é melhorar o fluxo das águas pluviais e evitar alagamentos e transtornos aos moradores. Ainda no bairro do Araretama, foi realizada a limpeza da valeta da rua Padre Luiz Garcia.

Também foi finalizada pela prefeitura, a reforma da caixa de galleria da rua Conselheiro Rodrigues Alves, no bairro Boa Vista e em breve irá realizar a recomposição da calçada e do piso asfáltico.

Outro bairro que recebeu melhorias de drenagem, foi o Alto Cardoso, onde o serviço aconteceu na rua Juó Bananeri. Atualmente os servidores da Secretaria de Governo e Serviços Públicos estão realizando a concretagem de sarjeta e calçada.

No Jardim Imperial, os serviços acontecem com a implantação de guias e sarjeta na rua José Maria Monteiro, dando melhor organização ao espaço.

Outra ação importante é a limpeza e troca de tampas, bem como a reforma de boca de lobos que aconteceu recentemente nos bairros Santa Luzia, Vila Rica e em PVs da avenida Flamboyant e rua Eduardo Prates da Fonseca (Parque São Domingos). Na estrada municipal do Pau D'Alho, a Prefeitura executou a recuperação de tubulação.

O município também prossegue com as obras de recapeamento do piso asfáltico. Nesta semana, os serviços foram realizados pela rua Joaquim Antônio Ribeiro, no Santa Luzia. Através da Secretaria de Governo e Serviços Públicos, a Prefeitura de Pindamonhangaba retomou o cronograma de melhorias no pavimento do município que vem sofrendo modernização com objetivo de trazer mais segurança no trânsito.

Trecho inicial da rua Theodorico Cavalcante no bairro Boa Vista, já recebeu a melhoria e em seguida as máquinas de pavimentação realizarão os serviços em trecho da rua Álvaro Pinto Madureira (região da Quadra Coberta e Jardim Rezende), que está em fase final de fresagem e limpeza.

"São trechos de via pública onde os moradores aguardavam pela melhoria no pavimento que estava muito remendado trazendo transtornos aos motoristas. Nosso plano contemplará outras vias públicas de diversos bairros tanto da área urbana, quanto da zona rural e do Distrito de Moreira César", explicou o secretário e vice-prefeito Ricardo Piorino.

A atual gestão vem demonstrando preocupação com o asfalto da cidade. Graças à viabilização de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal de R$ 286,5 mil, conseguido pela Prefeitura, o recapeamento asfáltico das ruas Major José dos Santos Moreira (São Benedito), Juó Bananeri (Alto do Cardoso) e rua dos Bentos (Galega) será possível em breve.

Em Moreira César, a Subprefeitura está realizando os serviços de limpeza geral da área ao entorno da figueira histórica localizada no bairro do Taipas, às margens da Rodovia Abel Fabrício Dias. O trabalho consiste em retirar todo o mato e limpar o espaço mantendo-o mais agradável e organizado.

O local tem um significado histórico, pois segundo estudiosos, o entorno da figueira aponta ter no mínimo 200 anos, servia de paragem para diversas expedições que vinham do Rio de Janeiro para São Paulo.

Acredita-se que a parada mais significativa que se tem registrado na história popular aconteceu quando o então príncipe regente, Dom Pedro I saiu do Rio de Janeiro para proclamar a Independência do Brasil em 1822, quando o mesmo parou para descansar sob uma figueira, batizando assim a árvore como "Figueira do Imperador". Em setembro de 2015, o local foi revitalizado pela Prefeitura após incentivo do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.