Prefeitura de Pindamonhangaba visita obras de restauro da Rede Ferroviária

As obras estão previstas para serem finalizadas no início do segundo semestre


Na última quinta-feira (6), a Prefeitura de Pindamonhangaba, visitou as obras de restauro do imóvel da Rede Ferroviária Federal, localizado aos baixos do viaduto central. As obras estão previstas para serem finalizadas no início do segundo semestre. Os restauros estão sendo realizados sem custos para os cofres do município.

Atualmente, a obra encontra-se em fase de trabalho interno, sendo preparada para receber a pintura, colocação do forro em gesso e instalação elétrica e hidráulica.

Com o trabalho concluído, o imóvel terá toda sua originalidade preservada, resgatando assim um patrimônio histórico do município com cerca de 120 anos de história que, no passado, abrigou a residência oficial do Chefe da Estação Ferroviária. A casa, localizada na Praça Barão Homem de Melo, nº 28, ocupa uma área de 182m², com área construída de 125m².

"Trata-se de um importante projeto de restauro, que resgata os principais elementos arquitetônicos e históricos. Ao final da obra, com o prédio entregue, o município terá um espaço com condições de habitabilidade para a realização de diversas ações sociais e culturais", afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.

Obras de restauro do imóvel da Rede Ferroviária FederalObras de restauro do imóvel da Rede Ferroviária Federal (Foto : Divulgação)

As obras vêm sendo realizadas pela empresa Araki e o trabalho coordenado pela FormArte, empresa especializada na realização de restauros de bem tombado e captação de recursos junto à iniciativa federal.

Todo projeto foi aprovado nos órgãos estadual e municipal e a FormArte, bem como aprovado no Ministério do Turismo (Secretaria de Cultura), para a busca de recursos junto à Lei Rouanet. O custo total da obra é de R$ 1,3 milhão, viabilizado através da participação das empresas MRS e Novelis.

A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, discutiu ainda os novos esforços que o município fará para concretizar futuramente o restauro dos outros dois imóveis localizados nesta região: o Armazém e o Escritório da Estação, que fazem parte do Complexo Ferroviário tombado pelo Condephaat em 19 de dezembro de 2017.

"Os prédios depredados poluem a paisagem urbana e promovem ações de vandalismo, prejudicando a segurança e o bem-estar da população. A iniciativa da gestão Dr. Isael em resgatar a memória, revitalizando os prédios históricos, nos motiva a fazer sempre o melhor e proporcionar à cidade espaços públicos de qualidade. Devemos ser criativos e responsáveis junto à gestão pública, otimizando o dinheiro público através de parcerias com a iniciativa privada e programas do governo federal e estadual de incentivo à cultura e ao turismo", finalizou.

Participaram da vistoria a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Vieira Domingues; o secretário adjunto de Governo, Alexandre Pió; o arquiteto Milton Nishida; e a diretora executiva da FormArte, Rosana Delellis.Participaram da vistoria a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Vieira Domingues; o secretário adjunto de Governo, Alexandre Pió; o arquiteto Milton Nishida; e a diretora executiva da FormArte, Rosana Delellis. (Foto : Divulgação)