Prefeitura de São José dos Campos rompe contrato com Grupo Itapemirim

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (04), no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Diário Oficial da União


Nesta sexta-feira (04), foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Diário Oficial da União, que a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade, realizou a rescisão unilateral dos contratos de concessão para operação do sistema de transporte público com o Grupo Itapemirim. 

As empresas do grupo, Itapemirim Transporte Urbano Ltda (vencedora na licitação do lote 01) e a ITA - Transporte Urbano Ltda (vencedora do lote 02) tiveram os contratos rescindidos pela prefeitura em 21 de janeiro, após o grupo descumprir itens do contrato, como a comprovação de aquisição de frota e a apresentação do layout dos veículos.

No dia 28 de janeiro, o grupo encaminhou recurso em resposta ao indeferimento de sua defesa prévia e ao procedimento de rescisão contratual, mas após análise técnica e jurídica da documentação, o pedido foi negado.

A Prefeitura informa que conduziu a licitação respeitando a legislação, como sempre faz em todos os processos e que assegurou às concessionárias, conforme legislação vigente, o direito ao contraditório e ampla defesa. A decisão também será publicada no Boletim do Município.

Os contratos com atuais concessionárias do sistema do transporte coletivo vão até outubroOs contratos com atuais concessionárias do sistema do transporte coletivo vão até outubro (Foto : Prefeitura de SJC)

Contratos

A Prefeitura havia assinado contrato com a empresa Itapemirim Transporte Urbano Ltda para a concessão do lote 1 - regiões norte, oeste e sul - em 31 de agosto de 2021. A concessionária também ficaria responsável pela operação dos VLPs (Veículos Leve sobre Pneus) 100% elétricos, no trecho sul da Linha Verde.

Já para a operação do lote 2, que iria atender as regiões leste e sudeste, o contrato foi assinado no dia 14 de dezembro com a empresa ITA - Transporte Urbano Ltda. A operação dos lotes 1 e 2 iria ocorrer de forma simultânea a partir do mês de maio.

Atualmente, o sistema de transporte público é operado por três concessionárias que possuem contratos até outubro de 2022.

Entenda o caso

31 de agosto de 2021 - A Prefeitura assina contrato de concessão com a empresa Itapemirim Transporte Urbano Ltda para a operação do lote 1: regiões norte, oeste e sul. A concessionária também ficaria responsável pela operação dos VLPs (Veículos Leve sobre Pneus) 100% elétricos no trecho sul da Linha Verde.

14 de dezembro de 2021 - A Prefeitura de São José assina contrato de concessão com a empresa ITA - Transporte Urbano Ltda para a operação do lote 2: regiões leste e sudeste. Com a assinatura do lote 2, as empresas concessionárias passaram a ter prazo de até 150 dias para iniciar a operação do sistema de transporte na cidade de forma simultânea.

15 de dezembro de 2021 - Emissão da Ordem de Serviço com descrição do cronograma. Entre as etapas previstas, a apresentação de contrato de aquisição de frota e de layout dos veículos, conforme também previsto no Plano de Negócios, que deveria ser realizado até o dia 3 de janeiro de 2022.

3 de janeiro de 2022 - Concessionárias não apresentam documentação referente ao contrato de aquisição de frota e do layout dos veículos.

4 de janeiro - Prefeitura notifica as concessionárias quanto ao não cumprimento do prazo da Ordem de Serviço e concede prazo para regularização.

7 de janeiro - Em resposta à notificação, as concessionárias pedem dilação de prazo para apresentação de documentação até final de janeiro e alterações no contrato, como a locação da frota em vez de aquisição de frota própria.

12 de janeiro - A prefeitura indefere o pedido de dilação de prazo e de locação de frota e inicia abertura de procedimento administrativo para a rescisão unilateral dos contratos, respeitando o devido processo legal e o contraditório, na forma da lei. Prefeitura concede prazo de cinco dias úteis para apresentação de defesa prévia ao Grupo Itapemirim, do qual fazem parte as concessionárias

19 de janeiro - Grupo Itapemirim envia defesa prévia referente à abertura de procedimento administrativo para a rescisão unilateral do contrato em razão de descumprimento contratual.

21 de janeiro - Após análise técnica e jurídica, Prefeitura indefere defesa prévia e decide pela rescisão contratual com as concessionárias do grupo Itapemirim. As empresas possuem prazo legal de cinco dias úteis para interpor recurso, assegurando o contraditório e ampla defesa, conforme legislação vigente.

28 de janeiro - Grupo Itapemirim encaminha recurso em resposta ao indeferimento de sua defesa prévia e à rescisão contratual. Prefeitura inicia análise técnica e jurídica da documentação

03 de fevereiro - Após análise técnica e jurídica, a Prefeitura indefere o recurso do Grupo Itapemirim.

 

Fonte: Prefeitura de SJC