Prefeitura de São Sebastião busca aprimorar o Projeto Mar sem Lixo em reunião técnica

Prefeitura e Fundação Florestal se unem para aprimorar o projeto


Na última quinta-feira (22), representantes da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), participaram de uma importante reunião técnica na cidade de São Paulo. O encontro, que contou com a presença da Fundação Florestal do Governo Estadual de São Paulo e técnicos de municípios do Litoral Norte, teve como objetivo discutir os "Desafios para o aprimoramento do Projeto Mar sem Lixo".

A problemática do lixo no mar, frequentemente levantada por pescadores artesanais, foi o centro das discussões. Em particular, os pescadores envolvidos na pesca de camarão com redes de arrasto têm manifestado preocupação com essa questão, expressando-a em conselhos e câmaras técnicas de pesca.

Diante desse cenário, a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), implementou o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Esse programa remunera os pescadores que, durante suas atividades pesqueiras nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs) sob gestão da Fundação, realizam a captura acidental de resíduos.

O programa Mar sem Lixo tem como objetivo incentivar e reconhecer os pescadores que voluntariamente removem e transportam o lixo do mar para o continente, assegurando sua destinação adequada. Muitos pescadores já estão engajados nessa importante tarefa de coleta de resíduos das redes de forma voluntária.

Com a conclusão iminente da fase 1 do projeto, a reunião teve como propósito discutir as perspectivas de renovação, expansão e aprimoramento do programa em São Sebastião, com foco na frota pesqueira de arrasto que desembarca no Bairro São Francisco.

Baseando-se nas experiências e avaliações realizadas em Ubatuba, Cananéia e Itanhaém durante a fase 1, os participantes buscaram aprimorar a operacionalização do projeto, bem como os indicadores de impacto social, que vão além das medidas financeiras, incluindo também ações de educação ambiental.