No primeiro semestre deste ano, mais de 14 mil moradores do Vale do Paraíba e Litoral Norte enfrentaram interrupções no fornecimento de energia elétrica devido a pipas que se prenderam na fiação.
Os dados são da concessionária EDP, responsável pelo serviço na região. Foram registradas mais de 426 ocorrências relacionadas à brincadeira de soltar pipas nos seis primeiros meses do ano, impactando cerca de 14.685 clientes.
Embora o número de ocorrências tenha diminuído em relação ao primeiro semestre de 2023, quando houve 540 casos e 34.323 clientes foram afetados, a situação ainda preocupa.
As linhas de pipas, com ou sem cerol, podem romper os cabos de energia e causar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. Durante as férias escolares, a incidência desse tipo de ocorrência aumenta.
No mês de junho, as cidades do Vale do Paraíba com maior número de registros foram Cruzeiro (17), Guaratinguetá (13) e Pindamonhangaba (12). Já no Litoral Norte, Caraguatatuba teve 9 ocorrências.
Para evitar problemas, a EDP orienta:
Procure espaços abertos para soltar pipas, onde não há risco de contato com fios elétricos;
Empine pipas longe da rede elétrica;
Se a pipa ficar enroscada nos fios, não tente retirá-la; apenas técnicos da EDP devem fazê-lo;
Evite usar varas e subir em postes e muros para recuperar pipas;
Não utilize cerol, pois além de proibido, pode causar acidentes.
Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, não se aproxime do local e entre em contato com a EDP. Você pode utilizar o aplicativo EDP Online, o WhatsApp (número: (11) 93465-2888) ou a Central de Atendimento (0800 721 0123).