Programa de castração de animais em Pindamonhangaba amplia inscrições para novos bairros

Chegou a vez dos atendimentos serem realizados nos bairros Castolira, Vila São Paulo, Morumbi e Parque das Palmeiras


O programa de castrações executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (Cepatas) da Prefeitura de Pindamonhangaba ampliou as inscrições para novos bairros, agora aalém do Castolira, irão também para a Vila São Paulo, Morumbi e Parque das Palmeiras.

O solicitante deverá preencher a ficha de inscrição, anexar cópias de RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e Cadastro Único. A inscrição só será concluída após anexar todos os documentos. Dados sobre o animal também deverão ser informados durante o ato.

No total são 100 vagas para a castração e preferencialmente para cadelas. Serão atendidos até dois animais por casa, e após a inscrição pela plataforma 1Doc, que pode ser realizada clicando aqui, a equipe do Cepatas entrará em contato com o tutor do animal, informando o dia, horário e os cuidados pré-cirúrgicos.

As castrações para cães e gatos realizadas pela prefeitura acontecem por região específica a cada mês. Até o final do ano a expectativa é realizar a castração de mil animais em todo o município.

Todos os animais castrados pelo programa da prefeitura receberão um microcircuito eletrônico, que contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.

"Isso significa que os animais serão monitorados por uma plataforma. É como se fosse um 'GPS dos cachorros', em que o microchip está atrelado ao CPF do tutor. A Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, teremos mais chances de localizá-lo ou, se por alguma razão esse animal sofreu maus tratos ou foi abandonado, nós também vamos localizar o tutor responsável", explicou a veterinária Fernanda Mussi.